As tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, serão respondidas “à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada em uma rede social na noite desta quarta-feira (9), horas depois de Trump endereçar uma carta para o presidente brasileiro com a nova tarifa.
Continua depois da publicidade
Lula disse que o Brasil “é um país soberano com instituições independentes” e que o país “não aceitará ser tutelado por ninguém”.
Um trecho da carta de Trump faz referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de estado. O presidente dos Estados Unidos analisa que o julgamento é “uma vergonha internacional”.
Em resposta, o presidente brasileiro afirma que “o processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”.
Sobre o trecho da carta em que o presidente americano diz que a “liberdade de expressão dos americanos” vem sendo violada, Lula respondeu que “no Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas” e que “para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”, em referência às medidas recentes para aumentar a responsabilidade de plataformas digitais.
Continua depois da publicidade
Lula respondeu, ainda, que “é falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano”.
“As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”, escreveu Lula.
As tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros devem começar a valer a partir do dia 1° de agosto.
Veja a publicação de Lula
Tendo em vista a manifestação pública do presidente norte-americano Donald Trump apresentada em uma rede social, na tarde desta-quarta (9), é importante ressaltar:
— Lula (@LulaOficial) July 9, 2025
O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém.
O processo…
*Com informações do g1 e da CNN Brasil.
Leia também
Lula convoca reunião de emergência com ministros após Trump taxar Brasil em 50%
Trump anuncia tarifas de 50% sobre produtos brasileiros: “Corrigir graves injustiças”
 
				 
                                    