O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram em uma nova ligação nesta terça-feira (2). A chamada durou cerca de 40 minutos, de acordo com o Palácio do Planalto, e foi uma iniciativa do presidente Lula.
Continua depois da publicidade
O governo do Brasil indicou a ligação como “uma conversa muito produtiva” sobre temas da agenda comercial, econômica e de combate ao crime organizado. Lula disse que elogiou a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa de 40% a alguns produtos brasileiros, incluindo itens como carne, café e frutas.
Entretanto, o presidente do Brasil também teria dito à Trump que ainda há a necessidade de discutir as tarifas impostas a outros produtos, com desejo de “avanço rápido nessas negociações” por parte do Brasil.
Combate ao crime organizado
Outro ponto conversado entre os dois chefes de Estado foi o combate ao crime organizado internacional, segundo o Palácio do Planalto. Na ligação, Lula teria falado sobre a urgência de cooperar com os Estados Unidos.
O presidente do Brasil também destacou as recentes operações realizadas pelo governo federal, “com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior”.
Continua depois da publicidade
O que Trump disse
Segundo o governo brasileiro, Trump ressaltou “total disposição” em trabalhar junto com o Brasil e que dará apoio total a iniciativas conjuntas entre o Brasil e os Estados Unidos para enfrentar essas organizações.
Conforme o Palácio do Planalto, Lula e Trump concordaram em voltar a conversar no futuro sobre essas iniciativas.
