O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o advogado Wellington César Lima e Silva para assumir o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (13).
Continua depois da publicidade
Ricardo Lewandowski pediu demissão do cargo de ministro ao presidente Lula na última quinta-feira (8). O magistrado aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) assumiu o posto em fevereiro de 2024 e esteve a frente da pasta por quase dois anos. A decisão ocorreu por questões pessoais e familiares.
O convite foi feito por Lula em encontro nesta terça, junto com o ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto. Nas redes sociais, o presidente Lula agradeceu ao ex-ministro e comunicou a decisão.
“Agradeço ao ex-ministro Ricardo Lewandowski pelo excelente trabalho e toda a sua dedicação na condução do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, escreveu Lula.
Quem é Wellington Silva
Mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes (RJ), Wellington César Lima e Silva foi ministro da Justiça de Dilma Rousseff por um breve período, e secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, entre 2023 e julho do ano passado, quando assumiu a advocacia da Petrobras.
Continua depois da publicidade
Ele foi indicado procurador-geral da Justiça na Bahia pelo ex-governador Jaques Wagner, e também foi procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos. O nome dele era patrocinado pela bancada da Bahia desde a saída de Lewandowski, com apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de Jaques Wagner.

