O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião com o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz neste sábado (22), à margem da cúpula do G20, na África do Sul. O encontro foi confirmado pelo Palácio do Planalto na madrugada desta sexta-feira (21). As informações são da Folha de S. Paulo.
Continua depois da publicidade
A reunião ocorre após declarações polêmicas do premiê alemão sobre o Brasil. O tema da conversa com Merz não foi divulgado.
Relembre fala de Merz sobre Belém
Em discurso no Congresso Alemão do Comércio no dia 13 de novembro, Merz afirmou que jornalistas que o acompanharam na COP30, realizada em Belém (PA), ficaram “felizes em voltar para a Alemanha”, comparando desfavoravelmente o Brasil ao seu país.
— Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: “Quem de vocês gostaria de ficar aqui?” Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos — disse aos presentes no congresso.
Na terça-feira (18), o presidente Lula comentou a fala do chanceler alemão Friedrich Merz sobre a cidade-sede da COP30.
Continua depois da publicidade
— O primeiro-ministro da Alemanha [Merz] esses dias se queixou: “Ah eu fui em Belém, mas voltei logo porque eu gosto mesmo é de Berlim”. Ele, na verdade, deveria ter ido em um boteco no Pará, deveria ter dançado no Pará, ele deveria ter provado a culinária do Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém. E eu falava toda hora, coma maniçoba — disse o presidente brasileiro.
Fotos mostram manifestação indígena na COP30
Como será a participação de Lula no G20
Lula chegou na África do Sul na manhã desta sexta-feira (21) e foi recebido com uma apresentação cultural no aeroporto de Joanesburgo antes de seguir para o hotel.
Além do encontro com Merz, Lula terá uma reunião bilateral com o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa nesta sexta. Os dois já haviam conversado por telefone sobre as prioridades da presidência sul-africana no G20, incluindo propostas para reduzir desigualdades globais.
No domingo (23), Lula participará do Fórum Ibas, que reúne Brasil, Índia e África do Sul para discutir cooperação em áreas estratégicas. A comitiva brasileira inclui os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o assessor especial Celso Amorim.
Continua depois da publicidade
O G20 começa neste sábado sem a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que decidiu boicotar o evento após acusações contra o governo sul-africano. Entre os temas centrais da cúpula estão a reforma do sistema global de dívidas e medidas para impulsionar economias em desenvolvimento.







