nsc
    santa

    Astronomia

    "Luzes estranhas" que chamaram a atenção no céu de SC serão vistas novamente neste sábado

    Astrônomo do Vale do Itajaí explica o fenômeno que despertou curiosidade nos últimos dias

    11/04/2020 - 14h08 - Atualizada em: 11/04/2020 - 18h37

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    "Cordão" de satélites que chama a atenção no céu.
    "Cordão" de satélites que chama a atenção no céu.
    (Foto: )

    As tais “luzes estranhas” no céu de Santa Catarina vão aparecer novamente na noite deste sábado (11), afirma o diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza. O fenômeno ocorrerá a partir das 18h52min e ficará visível a olho nu por cerca de 50 minutos.

    Os satélites do projeto Starlink — que compõem esse “colar” de luzes no céu que chamam a atenção de quem olha para cima — aparecerão no lado oposto ao pôr do sol, e irão passear sobre a área visível a nós até as 19h40min, aproximadamente. Esses equipamentos são da empresa SpaceX, dos Estados Unidos, e fazem parte de uma cadeia de distribuição de internet banda larga e sistemas de GPS.

    Silvino explica que cada vez mais essas luzes serão visíveis. Isso porque milhares desses satélites estão sendo lançados, o que vai aumentar o tamanho desses cordões de pontos luminosos que podem ser vistos a olho nu. Em noites como neste sábado (11), sem nuvens, com tempo seco, a tendência é de que o fenômeno chame ainda mais a atenção — principalmente dos leigos em astronomia.

    — Será visível sempre no amanhecer, entre 4h30min e 6h30min, ou no anoitecer. Hoje (sábado) vai estar bem visível, muito bonito. A tendência é de que a gente veja cada vez mais essas luzes, já que à medida que eles vão lançando essa constelação de satélites, a linha luminosa vai aumentando — explica o diretor do Observatório Astronômico de Brusque.

    — Os pontos luminosos que vemos nada mais são do que os satélites refletindo a luz solar. Como eles têm os painéis abertos, a luz antes do sol nascer ou quando o sol se põe bate, e reflete pra gente — completa o astrônomo de Brusque.

    OVNIs? Não é bem assim

    O aparecimento dessas luzes no céu desde o início deste ano despertou o ânimo dos apaixonados por ufologia — área de estudos e pesquisas que envolve objetos voadores não identificados (OVNIs) e supostos aparecimentos de extraterrestres no planeta. Silvino de Souza, porém, rechaça essa teoria:

    — Isso ocorre porque agora, principalmente com o tempo firme, as pessoas estão olhando mais para o céu. Alguns ficam maravilhados, apreciando as luzes, outros ficam assustados, e alguns têm teorias da conspiração achando que os ETs estão invadindo e nós, cientistas, estamos omitindo (risos).

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas