Um macaco que espirra sob a chuva ou um peixe que caminha figuram entre as mais de 200 espécies descobertas no leste do Himalaia nos últimos anos, segundo um estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Continua depois da publicidade

O WWF inventariou as descobertas de cientistas no Butão, no nordeste da Índia, no Nepal, no norte de Mianmar e no sul do Tibete para sensibilizar a opinião pública sobre as ameaças que pendem sobre esta frágil região.

Entre as descobertas figuram o “peixe com cabeça de serpente que caminha” e pode respirar ar, sobreviver quatro dias em terra firme e rastejar até 400 metros em solo úmido.

Nas florestas do norte de Mianmar os cientistas descobriram em 2010 um macaco branco e preto, com o nariz voltado para cima, que espirra quando chove.

Estas 211 novas espécies descobertas entre 2009 e 2014 incluem 133 plantas, 26 espécies de peixes, 10 anfíbios, 39 invertebrados, um réptil, um pássaro e um mamífero.

Continua depois da publicidade

O WWF adverte contra as ameaças que fragilizam estas espécies, em especial geradas pela pressão humana em seus territórios, o desmatamento, a caça ilegal, a exploração mineradora e a energia hidrelétrica.

* AFP