Mais de 9 metros cúbicos de madeira de pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção, foram apreendidos em duas localidades de Abdon Batista, na Serra catarinense. A fiscalização ocorreu na última quinta-feira (28) e revelou que o material foi retirado de uma área de preservação permanente.

Continua depois da publicidade

Na comunidade quilombola da Invernada dos Negros, foram encontrados 3,15 metros cúbicos de madeira já transformada em tábuas e caibros, parte deles usados na construção de uma edificação. Em seguida, em um galpão na localidade de Arroio Bonito, foram encontrados pela polícia mais 6,53 metros cúbicos do mesmo tipo de madeira, igualmente prontos para uso.

Veja imagens

De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que realizou a ação por meio do Comando Ambiental, a madeira apreendida tinha origem no corte ilegal identificado na primeira comunidade. O responsável pelo depósito será multado e o dono do terreno onde ocorreu o corte deverá responder criminalmente após a conclusão das investigações.

O pinheiro-brasileiro é protegido por lei federal e considerado patrimônio natural do Sul do país. O corte ou exploração sem autorização configura crime ambiental.

Continua depois da publicidade

Leia também

Mulher que matou marido e escondeu corpo em freezer é condenada a 20 anos de prisão em SC

Trabalhador é encontrado morto dentro de câmara fria no Meio-Oeste de SC