A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) apreendeu 67,38 metros cúbicos de madeira nativa e uma serraria móvel em uma propriedade rural localizada em Santa Terezinha do Salto, em Lages, na Serra catarinense, nessa quinta-feira (28).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias da Serra pelo WhatsApp
O material incluía tábuas, caibros e toras da espécie Pinheiro-brasileiro (Araucária angustifolia), que é ameaçada de extinção, armazenados em galpões e no terreno da propriedade, segundo informações divulgadas pela PMSC.
A apreensão foi realizada durante um patrulhamento ambiental, quando os policiais do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA) identificaram irregularidades no manejo e armazenamento da madeira nativa.
A araucária é uma espécie protegida pela legislação ambiental devido à sua vulnerabilidade. A extração sem licença é considerada crime ambiental. A pena para casos assim pode variar de um a três anos de prisão, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, segundo a lei de crimes ambientais.
Continua depois da publicidade
O responsável pela propriedade foi identificado e responderá por infrações administrativas e criminais. Todo o material apreendido ficará à disposição das autoridades competentes para os devidos encaminhamentos legais.
Leia mais
Quatro pessoas são presas em operação contra tráfico em cidade turística de SC
Incêndio destrói parte de empresa têxtil em Bom Retiro na Serra catarinense