Em meio a dor de perder um filho, os pais do pequeno Matheus Rodrigo de Oliveira autorizaram a doação dos órgãos do garoto, de apenas sete anos. O menino teve morte cerebral confirmada pelos médicos nesta quinta-feira (17) à noite. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória ao engolir um apito de brinquedo na semana passada.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Bastante abalada, a mãe do garoto conta que perdeu um irmão vítima de leucemia e a família sentiu na pele a angústia da espera por um doador compatível de medula óssea que nunca apareceu. Mesmo consternados pela partida prematura do filho, decidiram fazer o bem e ajudar outras pessoas. 

— A gente sabe o quanto é ruim para quem está esperando [por um transplante]. Então se ele puder salvar a vida de outra criança, tenho certeza de que onde ele estiver vai ficar muito feliz — desabafa Tiele Costa de Oliveira.

As lágrimas dão espaço a um sorriso por um momento, quando a mãe lembra das paixões de Matheus. Ele era o segundo mais novo entre quatro irmãos e amava banana e praia. Tinha comemorado o sétimo aniversário no dia 1º de janeiro.

Continua depois da publicidade

— Esses sete anos que tive a chance de viver com ele foram só alegria. Um garoto muito esperto, inteligente, amoroso, cuidadoso com as coisas.

O acidente

No último sábado (12) à tarde, o menino brincava com os amigos na frente de casa quando engoliu um apito plástico, daqueles que vêm dentro de brinquedos. Quando a vizinha chamou os pais de Matheus, o menino já estava desacordado e foi levado às pressas à base dos bombeiros.

Imagem do apito retirado da garganta do menino pelos bombeiros
Imagem do apito retirado da garganta do menino pelos bombeiros (Foto: Corpo de Bombeiros, Divulgação)

Os socorristas contaram no dia que o garoto sofreu uma parada cardiorrespiratória e foram necessários 45 minutos de massagem torácica para que a criança voltasse a respirar e expelisse o brinquedo. Ele foi levado ao Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, onde estava internado na UTI e respirava por aparelhos. 

Na noite desta quinta-feira (17) teve morte cerebral. Como ainda é preciso aguardar os procedimentos para captação dos órgãos, o corpo do menino seguia no hospital nesta manhã. Quando for liberado, será velado e sepultado em Navegantes, mas ainda não há detalhes das cerimônias de despedida.

Continua depois da publicidade

Leia também

> Vídeo mostra briga generalizada antes de audiência sobre passaporte da vacina em Blumenau

> Primeira usina termelétrica a gás de SC será no Vale do Itajaí e terá investimento milionário

> Padrasto confessa ter matado enteada de 15 anos no Vale do Itajaí e polícia traça cronologia do crime