Maior artilheiro de uma edição do Campeonato Catarinense de futebol, Norberto Hoppe morreu na manhã desta sexta-feira em Joinville. Ele tinha problemas de coração e faleceu aos 78 anos. O velório começa às 16h desta sexta-feira na capela 3 do Cemitério Municipal de Joinville, e o enterro está programado para as 11h de sábado. Hoppe marcou 33 gols no Estadual de 1966, com a camisa do Caxias, time do Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Norberto Hoppe nasceu em 28 de junho de 1941, no bairro Glória, em Joinville. Caçula de quatro irmãos, começou a carreira no futebol aos 15 anos, no Caxias, clube desativado do futebol profissional na cidade em que nasceu.

Em 1966, ele marcou 33 gols em 18 partidas de apenas um turno do Campeonato Catarinense daquele ano. Não pôde continuar por conta de uma grave lesão no joelho. Na época, havia feito mais gols que Pelé, no Santos.

Em recuperação da lesão, foi envolvido em uma rara transferência no futebol para época. Foi ao Bangu, em 1967, então campeão carioca. No entanto, o joelho lesionado – sem a medicina tão avançada na ocasião – não permitiu que também brilhasse no Rio de Janeiro e fosse chamado para a Seleção Brasileira, seu grande objetivo com a transferência.

Voltou para Joinville e também ao emprego de contador na Celesc e ao Caxias, clube que defendeu por 12 anos. Estima-se que tenha marcado 500 gols. Nos últimos anos de vida, vivia em uma casa de repouso na cidade do Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Neste ano, o troféu de artilheiro do Campeonato Catarinense levou seu nome como homenagem. Foi recebido pelo atacante Daniel Amorim, do Avaí, que marcou nove gols na competição.

Leia as últimas notícias do NSC Total