Uma família levou um baita susto ao encontrar uma caninana, maior cobra de Santa Catarina, dentro do berço do bebê em Jaraguá do Sul. A serpente em questão não é peçonhenta e foi resgatada após os moradores da casa acionarem a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

Continua depois da publicidade

— Antes que perguntem: o bebê estava seguro e longe do quarto, mas essa visitante inusitada resolveu tirar um cochilo VIP no berço — brincou o biólogo Gilberto Ademar Duwe, responsável pelo resgate. O vídeo que mostra a ação foi publicado por ele nas redes sociais na quarta-feira (30).

O animal foi retirado do local em segurança e devolvido para a natureza. Duwe ainda lembrou que a serpente é importante para o equilíbrio ambiental, pois se alimenta de roedores, lagartos e até outras cobras.

Caso a população encontre uma serpente, é recomendado que acione o resgate de órgãos como Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) ou os bombeiros, pois matar animais da fauna silvestre, entre eles as cobras, é proibido por lei e configura crime ambiental com pena de prisão e multa. 

Veja o vídeo do resgate

Quais são as cobras mais comuns em SC

Mais sobre a maior serpente de SC

A caninana não é uma serpente peçonhenta, possui hábitos diurnos, vive principalmente em regiões com vegetação densa e pode atingir até dois metros e meio de comprimento. O animal também se destaca pela sua coloração, tendo o corpo todo preto com listras e manchas amarelas.As Spilotes pullatus se alimentam de sapos, lagartos, aves, ovos de aves e pequenos mamíferos. Elas têm capacidade de alcançar boas distâncias em segundos, facilitando as manobras de caça e também para afugentar predadores.

Infográfico mostra as cobras mais relevantes de SC

Leia também

Gato “atípico” de Joinville soma milhões de visualizações e tem fãs dos EUA à Tailândia

Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada em galinheiro pronta para caçar em SC

Conheça Flora, nova mascote do Bosque São Bento que foi doada por fiéis de SC