O eclipse solar total mais longo do século já tem data para acontecer: será no dia 2 de agosto de 2027. O fenômeno terá duração de seis minutos e 23 segundos e, durante esse tempo, vai transformar o dia em noite em diversas regiões do planeta.

Continua depois da publicidade

No Brasil, o evento astronômico deve acontecer por volta das 7h30 da manhã do dia 2 de agosto de 2027. A partir desse horário e por mais de seis minutos, o céu vai se escurecer. A duração desse eclipse é considerada excepcional, já que fenômenos dessa categoria costumam durar pouco mais de dois minutos.

Esse será o maior e mais intenso eclipse desde 1991 e até 2114. O evento, porém, não será visível no Brasil nem em qualquer parte da América do Sul, nem de forma parcial. Países como Espanha, Marrocos, Egito, Sudão e Arábia Saudita vão acompanhar 100% fenômeno.

Como se forma um eclipse?

Um eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando de forma total ou parcialmente a luz emitida pela nossa Estrela-Mãe. Isso faz com que se projete uma sombra da Lua sobre o nosso planeta, além do bloqueio de parte da luz solar, fazendo com que o dia escureça. No caso do eclipse total, a escuridão é tão intensa que se assemelha à noite.

Mas, para que um eclipse solar total aconteça, é preciso que, além do alinhamento citado, a Lua esteja na fase Nova, ou seja, praticamente sem brilho e quase impossível de ser percebida ou vista a olho nu.

Continua depois da publicidade

Os eclipses também causam um efeito visual peculiar. Como a Lua passa “na frente” do Sol, ela oculta a visibilidade da estrela. Se for parcial, a impressão será de que falta um pedaço do Sol. Se for total, veremos apenas pequenas frestas do chamado Astro-Rei, como se fosse um contorno.

Teremos Eclipse Lunar em 2026

Enquanto aguardamos o evento do dia 2 de agosto de 2027, teremos uma preparação ainda em 2026: no dia 3 de março, acontece um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano: o eclipse lunar total, que ocorre quando a sombra da Terra projetada pelo Sol encobre toda a superfície da Lua, fazendo com que ela apareça em tons laranjas ou avermelhados no céu noturno – efeito conhecido como Lua de Sangue.

O eclipse será visível em praticamente todo o planeta, com visibilidade ainda melhor para o Hemisfério Sul e regiões como o leste da América do Norte.