O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) chega à sua 21ª edição em 2026. Serão mais de 200 concertos gratuitos em Jaraguá do Sul entre os dias 11 e 24 de janeiro, além de uma extensa agenda educacional e cultural. Neste ano, o evento também presta homenagem aos 150 anos da cidade anfitriã, reforçando a relação histórica entre o festival e a comunidade local.

Continua depois da publicidade

Consolidado como o principal festival-escola de música erudita da América Latina, o Femusc reunirá jovens músicos de 21 países e de 18 estados brasileiros. Em relação à edição anterior, o evento registrou crescimento de 20% no número de inscrições. Ao longo de sua trajetória, o festival já formou mais de nove mil alunos de 42 países.

Veja fotos

— O Femusc, ao completar 21 anos, não só se aprimora, como também se aventura por caminhos singulares, preenchendo lacunas e conectando pessoas. Este ano, oferecemos um presente musical à altura dos 150 anos de Jaraguá do Sul, com uma diversidade artística e um alcance internacional que reforçam nosso papel como ponte cultural — afirma a presidente do Instituto Femusc, Monika Hufenüssler Conrads.

Diversidade e representatividade

A diversidade cultural é um dos destaques da edição de 2026. Pela terceira vez, o festival receberá participantes de Moçambique, fortalecendo o intercâmbio internacional. Já alunos da Macedônia do Norte e da Rússia participarão do evento pela primeira vez.

Entre os países com maior número de participantes estão Chile, com 42 músicos, e Peru, com 36, superando presenças tradicionais como Colômbia e Argentina, com 31 cada. O Femusc também atrai estudantes de países como Austrália, Canadá e Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

No cenário nacional, São Paulo lidera em número de participantes, com 58 alunos, seguido por Santa Catarina, com 32, e Minas Gerais, com 23. O Rio Grande do Sul terá 22 representantes e o Rio de Janeiro, 15. Ao todo, o festival contará com músicos de 18 estados, abrangendo todas as regiões do país.

Concertos gratuitos e acesso à cultura

Ao longo dos 14 dias de festival, o público poderá acompanhar mais de 200 concertos em diferentes formatos, incluindo as séries “Grandes Concertos”, “Momento Springmann”, “Recitais de Câmara”, “Violão Plus”, “Piano Masters”, “Industrial Wander Weege” e “Canto Lírico”.

Parte da programação também será levada a espaços públicos da cidade, como o Rio da Luz (dia 16 às 19h), na Via Verde (dia 17 às 19h) e na Praça Ângelo Piazera (dia 23 às 19h).

“— O 21º Femusc reafirma, assim, seu compromisso com a formação de uma nova geração de músicos e com a difusão da música de concerto, por meio de uma programação que é, ao mesmo tempo, um tributo à excelência, à diversidade e à comunidade — diz a vice-presidente do Instituto Femusc, Mariana Werninghaus de Carvalho.

Continua depois da publicidade

O Femusc é uma realização do Instituto Femusc, em parceria com a Sociedade Cultura Artística (Scar). Os detalhes sobre a programação estão disponíveis no site oficial do evento.