O maior município em extensão territorial de Santa Catarina quer transformar seus espaços urbanos com a ajuda da comunidade. Para isso, está em andamento o processo de adesão ao Programa Adoção Urbana para Lages Sustentável, uma iniciativa que permite que cidadãos e empresas “adotem” praças, parques, canteiros e outras áreas públicas da cidade.
Continua depois da publicidade
O programa tem como objetivo incentivar a conservação e revitalização dos espaços urbanos, promovendo uma cidade mais limpa e organizada. A proposta está regulamentada pela Lei nº 4.797/2025 e pelo Decreto nº 22.742/2025, que definem as regras para adoção de locais como rotatórias, passarelas, trilhas, pontos de ônibus, quadras esportivas e áreas verdes.
A adoção é formalizada por meio de um Termo de Parceria com validade inicial de 12 meses, podendo ser renovado após avaliação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Lages. Vale ressaltar que o adotante não adquire posse ou propriedade do local, mas se torna responsável pela manutenção e pode instalar uma placa de identificação conforme as normas do edital.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini, o programa é uma forma de fortalecer o senso de pertencimento entre os lageanos.
— É uma forma simples, prática e acessível de envolver a comunidade na preservação dos espaços urbanos. Com o engajamento da população e das empresas, conseguimos manter uma cidade mais organizada e bonita — explica o secretário.
Continua depois da publicidade
Como fazer uma proposta
As propostas devem ser entregues presencialmente na sede da Secretaria, na Rua Germiniano Cordeiro, nº 102, bairro Caravágio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O edital permanece aberto por tempo indeterminado e está disponível no portal oficial da Prefeitura de Lages, onde também consta a lista de locais disponíveis para adoção e os formulários de inscrição.
Além de escolher um espaço existente, interessados podem indicar novas áreas para análise da Comissão de Acompanhamento e Diretrizes do Programa.
Leia também
Fotos antigas resgatam a história do maior município em extensão de SC
Trilhas revelam as riquezas da natureza no coração da Serra de SC




