Entre a rotina da cidade, o Parque Natural Municipal de Lages (Parnamul), no bairro São Paulo, oferece uma pausa imersiva na natureza por meio de suas trilhas ecológicas. Com 234 hectares de Mata Atlântica preservada, o parque foi criado por lei em 1997, e é uma unidade de conservação de proteção integral e abriga uma rica biodiversidade, incluindo espécies de aves, mamíferos, répteis e árvores nativas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O espaço conta com cinco trilhas identificadas por cores e nomes simbólicos: as trilhas do Xaxim, da Cachoeira, da Bracatinga, da Araucária e do Bugio. Elas variam entre 270 e 600 metros de extensão. Todas são autoguiadas, com fitas coloridas amarradas às árvores para garantir segurança no percurso.
Ao longo dos percursos, QR Codes instalados em pontos estratégicos oferecem informações sobre a fauna e a flora locais, promovendo uma verdadeira aula ao ar livre.
Veja imagens do local
Continua depois da publicidade
Para garantir a preservação, o acesso ao local exige o cumprimento de normas: não são permitidos animais domésticos, bebidas alcoólicas, caixas de som, bicicletas, motocicletas ou a retirada de elementos naturais. Piqueniques são autorizados, mas acampamentos, fogueiras e banhos de cachoeira são proibidos.
A entrada no parque é gratuita. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e aos fins de semana e feriados, das 14h às 17h. Para grupos com mais de 15 pessoas, é necessário agendamento pelo telefone (49) 99836-1301.
Leia mais
Programa gratuito ajuda a tirar do papel ideias inovadoras em Lages
Há 25 anos, fiéis sobem os 513 degraus do Morro da Cruz em Lages; conheça a tradição





