Em meio à agitação da cidade, o Parque Natural Municipal de Lages (Parnamul) aparece como um verdadeiro santuário ecológico. Criado em 1997, o espaço abriga 234 hectares de Mata Atlântica preservada, com trilhas autoguiadas, biodiversidade rica e iniciativas voltadas à educação ambiental.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Localizado no bairro São Paulo, o espaço é gerenciado pela Prefeitura do município e recebe visitantes que desejam observar a natureza e aprender sobre a fauna e a flora da região.

Para garantir a preservação do ecossistema, o acesso ao local segue algumas normas, como, por exemplo: não são permitidos animais domésticos, bebidas alcoólicas, caixas de som ou a retirada de qualquer material natural.

O uso de bicicletas e motocicletas também é proibido. Os piqueniques são permitidos, mas acampamentos, fogueiras e banhos de cachoeira não estão liberados, segundo a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do Parque

Para quem gosta de aventura, o parque conta com cinco trilhas identificadas por cores, permitindo que os visitantes explorem a área de forma segura e informativa.

Mais de 200 hectares de biodiversidade

O local é uma unidade de conservação de proteção integral, criado por lei em 1997. É um dos principais remanescentes do Bioma Mata Atlântica, com uma área de 234 hectares e com uma rica biodiversidade.

Algumas árvores e animais possuem QR Codes espalhados ao longo do percurso, fornecendo detalhes sobre a biodiversidade local. Entre as espécies encontradas no parque estão bugios, pacas, cutias e mais de 160 tipos de aves. Além disso, a vegetação é composta por mais de 90 espécies arbóreas.

Continua depois da publicidade

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma Sala Verde, o Parnamul desenvolve projetos de educação ambiental em parceria com instituições de ensino, como a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). e é o que promove o programa “Viva o Parnamul”, com oficinas sobre espécies nativas, recursos naturais e energias renováveis, além de receber estudantes para atividades educativas voltadas à conservação.

O parque está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Nos finais de semana e feriados, o funcionamento ocorre das 14h às 17h. Para grupos acima de 15 pessoas, é necessário agendamento prévio pelo telefone (49) 99836-1301.

Leia mais

Maior município em extensão de SC tem “praia de água doce” para alívio do calor

O espetáculo natural escondido entre paredões majestosos e trilhas desafiadoras na Serra de SC