Duas noites de magia e um público de quase 100 mil pessoas marcaram a abertura da quinta festa de Natal de Joinville, cidade do Norte de Santa Catarina, no dias 15 e 16 de novembro. A prefeitura e o Instituto Natal querem manter a relevância do evento este ano, mas já planejam os próximos passos. O objetivo é tornar a festa joinvilense uma das maiores do Sul do Brasil, competindo até com Gramado, que deve receber 2,8 milhões de visitantes em 2025.
Continua depois da publicidade
Expectativa para 2025
O Natal de Joinville é realizado desde 2021. Iniciou como um sonho da atual gestão, encabeçada pelo prefeito Adriano Silva e em parceria com entidades e empresas privadas. Já em 2022, foi criado o Instituto Natal Joinville, que alavancou a celebração e a consolidou nos anos seguintes.
Para 2025, o plano é tornar o evento ainda mais relevante no calendário dos moradores do Sul do Brasil. Adriano Silva, prefeito de Joinville, classifica o Natal da cidade como uma das maiores festas da região.
— Nós contabilizamos, ano passado, mais de 450 mil pessoas que passaram durante as noites nas nossas praças. Isso é praticamente uma grande parte da cidade de Joinville e dos joinvilenses que participaram do Natal. Então, o Natal se consolidou. Os empresários que administram, os patrocinadores que tem mantido o Natal consolidaram essa festa tão importante — afirmou Adriano à NSC TV durante a abertura do evento em 2025.
Planos futuros
Ao NSC Total, o prefeito de Joinville ainda endossou que, em apenas cinco anos, a celebração já atrai atenção de turistas de outras cidades e estados.
Continua depois da publicidade
— Com muito trabalho e planejamento, a prefeitura e o Instituto Natal trabalham durante todo o ano buscando modelos e inspirações para que nosso Natal possa crescer ainda mais — revelou.
Segundo a presidente do Instituto Natal Joinville, o quinto ano chegou também com o amadurecimento do evento. Para o futuro, a entidade planeja olhar ainda mais para a inclusão.
— A cada ano a gente avança nas questões de audiodescrição, de acessibilidade, de visitas guiadas, de ter um espaço de acolhimento para as pessoas também. O Natal de Joinville é inclusivo e nasceu para levar a magia para todos. Todas as pessoas podem viver essa magia do Natal, independente da condição financeira, da formação, de onde mora. A gente quer que todo mundo consiga ver — diz.
Veja fotos da abertura do Natal 2025 em Joinville
Como é feito o Natal Luz de Gramado
O Natal Luz de Gramado chega à 40ª edição em 2025. Na cidade do Rio Grande do Sul, o evento é elaborado pela Gramadotur, uma autarquia pertencente à prefeitura municipal. O órgão foi criado em 2012 para fazer a gestão de sete eventos, realizados anualmente, de forma pública.
Continua depois da publicidade
De acordo com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, todo o planejamento e a execução da festa é feita pela autarquia, como a instalação das decorações nas ruas, por exemplo.
— A prefeitura e o contribuinte de Gramado não dão R$ 1 para a realização do Natal. A autarquia tem que produzir a sua receita. Seja através da busca de patrocínios ou por meio das vendas de ingressos dos espetáculos. E quando o dinheiro entra aqui [na autarquia], ele só sai através de licitação — explica.
O Natal Luz de Gramado é coordenado por 25 servidores públicos que administram o trabalho direto de 2.400 pessoas. Atualmente, a autarquia já planeja o Natal de 2026.
— Não está se pensando o que fazer agora no Natal Luz. Agora, nós estamos trabalhando no Natal do ano que vem. O que permanece, o que não permanece, quem vai ser a decoradora… E em janeiro tudo isso já está estabelecido para que em maio nós comecemos as vendas de ingressos — revela.
Continua depois da publicidade
2,8 milhões de visitantes no Natal Luz em Gramado
A presidente da Gramadotur conta que celebra o Natal de Joinville, assim como outros da região Sul que cresceram nos últimos anos, como o de Balneário Camboriú e Curitiba.
— O Natal Luz [de Gramado] começou e, a partir dele, a celebração natalina nos municípios brasileiros sofreu uma grande alteração. E isso é fantástico — afirma.
Em 2025, o Natal Luz de Gramado concorre como a mais festa de Natal do mundo pelo Guiness Book em número de dias de realização, segundo a presidente da Gramadotur. O evento iniciou em 23 de outubro e vai encerrar em 18 de janeiro.
Confira como foi o grande desfile do Natal Luz
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
Atrações do Natal de Joinville
Cerca de 90 mil pessoas acompanharam as apresentações do espetáculo que marcou a abertura oficial do Natal de Joinville durante os dias 15 e 16 de novembro. O acendimento das luzes, com um show de efeitos especiais que iluminou o céu da cidade, deu início à programação natalina. Nesta edição, serão 51 dias de um circuito repleto de atrações gratuitas no Centro da cidade.
Com o tema “Aqui, a magia ganha vida”, o Natal de Joinville segue até o dia 4 de janeiro de 2026, com mais tempo para que as famílias aproveitem as mais de 20 atrações gratuitas. Nas segundas-feiras, as praças e a fachada da prefeitura ficam iluminadas. Entre terça-feira e domingo, todas as atrações funcionam das 17h às 23h.
Entre as atrações já conhecidas e esperadas pelo público está a pista de patinação no Ginásio Abel Schulz, que promete diversão para crianças e adultos.
Os Desfiles de Natal também vão encantar o público novamente em seis edições, nos dias 21, 22, 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro, às 20h, na Rua Rio Branco. Além disso, o Bosque Encantado – Caminho de Luzes no Museu Nacional de Imigração e Colonização é uma das novidades desta edição, com intervenções cenográficas e sonoras que revelam as etapas do “processo de fabricação” do Natal.
Continua depois da publicidade










