A prefeitura contratou a empresa responsável por elaborar o projeto executivo de pavimentação e drenagem da maior rua de Blumenau. A Greide Engenharia, de Indaial, vai receber R$ 639 mil e terá 12 meses a partir de agora para fazer os estudos necessários para a obra.

Continua depois da publicidade

A Rua Erwin Manzke, localizada no bairro Vila Itoupava, é a maior via de Blumenau em extensão. São mais de 14 quilômetros de estrada, sendo a maior parte ainda de chão, o que equivale a praticamente 10 ruas XV de Novembro, no Centro. O projeto deve contemplar também as transversais Wunderwald, Wilhelm Wudtke e Paul Draeger. São 24 quilômetros, ao todo.

Quando o projeto executivo estiver pronto, a prefeitura poderá buscar recursos para tirar a obra do papel.

— Tanto a Erwin Manzke, como as transversais, permitem a integração regional pelo Norte da cidade, interligando o acesso aos municípios de Pomerode, Jaraguá do Sul e Massaranduba. É uma obra de extrema importância — defende o prefeito Egidio Ferrari (PL).

Em setembro deste ano, o NSC Total Blumenau mostrou uma manifestação dos moradores da Rua Erwin Manzke cobrando a pavimentação da estrada. Conforme os relatos, uma nuvem de poeira se ergue sempre que um carro passa em alta velocidade e, quando chove, a terra vira lama.

Continua depois da publicidade

— A vida inteira é esses buracos e poeira, se não é lama. É sempre a mesma coisa! Não muda! Já faz tempo que estão falando que vão botar asfalto, mas está difícil e não vão botar. Do jeito que está, eles não vão colocar, não. E a gente vive nessa poeira, nesses buracos, nessa estrada ruim aqui — reclamou o morador Sidnei Flor, há dois meses.

Os porquês dos nomes dos 35 bairros de Blumenau