Por volta do meio-dia desta quinta-feira (11), mais de 11,2 mil unidades seguiam sem luz em Santa Catarina, de acordo com o painel de monitoramento da Celesc. A situação é reflexo do ciclone extratropical que afetou o Estado no início da semana e deixou milhares de pessoas sem energia elétrica.

Continua depois da publicidade

Conforme a Celesc, os ventos fortes causaram quedas de árvores, galhos, telhas, lonas e diversos objetos arremessados sobre a rede elétrica. Na tarde de quarta-feira (10), os temporais chegaram a deixar mais de 158 mil unidades sem luz.

Nesta quinta-feira, já foram confirmadas mais de 2,6 mil ocorrências simultâneas de danos na rede elétrica. Segundo a companhia, 220 equipes seguem mobilizadas nos atendimentos.

Regiões mais afetadas

Os danos na rede elétrica afetaram todo o Estado. As regionais com maior impacto, conforme a Celesc, foram Mafra, Joinville, Blumenau, Rio do Sul e São Bento do Sul.

Por volta do meio-dia, a cidade mais impactada era Camboriú, no Litoral Norte, com 3.091 unidades sem energia. Depois, vêm as cidades de Doutor Pedrinho (419), Painel (136), Taió (655), Bela vista do Toldo (267), Luzerna (200), Piratuba (249), e Descanso (386).

Continua depois da publicidade

Atuação da Celesc

A Celesc ativou o plano de contingência, reforçou o quadro de eletricistas e redistribuiu equipes entre regionais devido a passagem do ciclone. Conforme a companhia, em algumas regiões onde os danos já foram controlados, equipes estão sendo deslocadas para auxiliar cidades mais afetadas.

A companhia informou que prioriza ocorrências de maior risco. Com a melhora gradual das condições climáticas, a tendência é de que o sistema entre em ritmo de normalidade ao longo do dia, com avanço contínuo das equipes em campo.

SC segue em alerta amarelo

O Inmet colocou Santa Catarina e mais cinco estados do Brasil em alerta amarelo de perigo potencial para vendavais que podem chegar a 60 km/h. O aviso é válido até as 16h desta quinta-feira.

O Estado também está em alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas entre esta quinta (11) e sexta-feira (12). De acordo com o Inmet, há previsão de chuva intensas de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos que variam entre 40 km/ e 60 km/h. 

Continua depois da publicidade

O que recomenda a Defesa Civil