Um documento elaborado por estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deu início a uma investigação da própria instituição sobre uma intoxicação alimentar supostamente causada pela comida do restaurante universitário (RU) do campus Juazeiro, interior da Bahia. Na última terça-feira (11), cerca de 142 alunos apresentaram sintomas de mal-estar e desconforto gastrointestinal após o almoço. Com informações da CNN Brasil.
Continua depois da publicidade
Além da investigação, a universidade solicitou à empresa responsável pelo fornecimento das refeições a apresentação de um laudo preliminar com a análise das amostras consumidas.
Os estudantes organizaram uma lista detalhada com nomes e sintomas e entregaram à Coordenação Geral dos Restaurantes Universitários e à equipe técnica de Nutrição, formalizando o pedido de providências.
À CNN, a Univasf declarou que o caso está sendo tratado com “seriedade, dada a gravidade e o potencial impacto na saúde de nossa comunidade”.
Agora, a empresa terceirizada responsável pelo restaurante tem 72 horas para apresentar o laudo e um relatório detalhando as medidas adotadas.
Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) também passou a investigar o caso por meio da Vigilância Sanitária. A equipe buscou identificar os estudantes que apresentaram sintomas e realizou coletas de materiais biológicos para auxiliar na investigação da causa do mal-estar.
Além disso, o restaurante foi inspecionado, amostras de água foram coletadas e orientações sobre prevenção de contaminação foram repassadas aos responsáveis pelo local.
*Sob supervisão de Jean Laurindo
