nsc
    dc

    Ensino superior

    Mais de 25 mil candidatos iniciam provas do vestibular para UFSC e UFFS 

    Avaliação será feita até segunda-feira em 23 municípios de Santa Catarina, além de RS e PR

    07/12/2019 - 14h01 - Atualizada em: 07/12/2019 - 15h26

    Compartilhe

    Por Ângela Prestes
    vestibular ufsc
    No sábado, as provas englobam primeira língua, segunda língua, matemática e biologia.
    (Foto: )

    Mais de 25 mil candidatos começaram na tarde deste sábado (7) as provas do Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ao todo, 23 municípios do Estado — além de três cidades no Rio Grande do Sul e duas do Paraná — sediam o processo seletivo para ingresso nas duas federais no sábado, domingo e segunda-feira (7, 8 e 9). Os vestibulandos disputam 5.174 vagas em 145 cursos — 100 na UFSC e 45 na UFFS.

    As provas têm início às 14h, com prazo máximo para entrega às 18h. Os candidatos podem optar em sair a partir das 16h30min. No sábado, as provas englobam primeira língua, segunda língua, matemática e biologia. No domingo, é dia de mostrar conhecimentos ciências humanas e sociais, física e química. Redação e quatro questões discursivas fecham o vestibular na segunda-feira.

    Arthur Samuel de Castro tem 19 anos e é de Sorocaba/SP. Ele vai prestar vestibular para engenharia aeroespacial.

    — Eu escolhi Florianópolis porque acho que é um lugar muito legal de se viver. Eu estava fazendo o curso de engenharia de controle e automação, mas não me identificava muito, então resolvi mudar.

    vestibular UFSC
    Arthur é de Sorocaba/SP e veio para Florianópolis prestar o vestibular para engenharia aeroespacial
    (Foto: )

    Edilaine Coral de Lopes, 44 anos, vai prestar vestibular para medicina. Ela é formada em contabilidade, mas há seis anos começou a estudar para entrar na área da saúde.

    — Eu já estava cursando medicina, mas em uma faculdade de Jaraguá do Sul. Eu tenho um filho de 9 anos e tinha que deixar ele com a avó para ir estudar. Quando o Pedro nasceu tive que trancar. Vai facilitar muito se eu passar aqui.

    ufsc
    Edilaine com o marido e o filho Pedro, de dois meses
    (Foto: )

    Nem só de correria e nervosismo vive o campus nas horas que antecedem o vestibular. Victor e os amigos promovem uma ação chamada Verbo Hope, que tem o objetivo de dar mais confiança e tranquilizar os candidatos que vão prestar a prova. Eles participam de um movimento chamado All For One.

    — A ideia é dar um auxílio pras pessoas que vêm prestar o vestibular. Muitas vezes os candidatos estão nervosos, precisam de orientação e a gente ajuda nisso.

    ufsc
    Victor Bruno, 23 anos, cursa serviço social na UFSC
    (Foto: )
    ufsc
    Victor e os amigos espalham mensagens de motivação pelo campus e oferecem café e bolo aos candidatos
    (Foto: )

    Medicina é o curso mais disputado na UFSC e na UFFS. Na UFSC, são 83,63 candidatos por vaga. Já na UFFS a Medicina em Chapecó (RS) tem 74,46 interessados por cadeira. O vestibular irá preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020.

    Leia as últimas notícias do NSC Total

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas