Mais de 37 mil crianças e adolescentes foram imunizados durante o Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado (21) em Santa Catarina. O balanço é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). A campanha, que segue até 28 de outubro, tem como objetivo garantir a atualização do esquema vacinal dos catarinenses contra mais de 20 doenças.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com dados da Dive/SC, 93.100 crianças e adolescentes, entre 0 e 14 anos, compareceram às Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado. Desses, 37.343 receberam ao menos uma vacina — o que representa 40,11% das pessoas. Os demais apenas foram aos postos para se certificar de que estão com a cobertura vacinal em dia.

Crianças com nove anos foram as que mais se vacinaram neste sábado: 5.092. Em seguida vêm aquelas com 11 anos (4.538) e quatro anos (4.472).

Itajaí abre concurso público para 50 cargos e salários vão até R$ 22 mil

Continua depois da publicidade

Em Joinville, no Norte do Estado, 3.937 doses foram aplicadas nas 54 UBSFs e na Sala de Vacina Central. A maior procura foi pela vacina da Influenza (1.020), seguida da Febre Amarela (298), Dupla Tétano (268) e a Meningococia ACWY (254).

Na Capital, segundo a Secretaria de Saúde, 2.180 doses foram aplicadas neste sábado em crianças de 0 a 14 anos. Já em Blumenau, 1.912 pessoas foram vacinadas.

— Nós vemos que a campanha é uma estratégia efetiva, as equipes estão se movimentando e estão muit envolvidas. Mas por outro lado é um grande número de crianças que ainda estão com as vacinas em atraso e isto é um dado preocupante — explica Arieli Schiessl Fialho, gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive.

A campanha segue até 28 de outubro nas unidades de saúde de todos os 295 municípios catarinenses. Assim como no dia D, são oferecidas todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, assim como as vacinas que previnem a Covid-19.

Continua depois da publicidade

— Reforçamos que é importante colocar em dia a caderneta de vacinação para que os pais irresponsáveis levem suas crianças e seus adolescentes para as unidades. As unidades ofertam cerca de 18 tipos de vacina que protegem contra mais de 20 doenças e estão gratuitamente disponíveis — complementa Arieli.

Leia também

SC segue com ao menos nove rodovias interditadas por conta de estragos da chuva

Últimos trechos interditados das rodovias federais em SC serão liberados no domingo

Destaques do NSC Total