nsc
    santa

    Contaminação

    Mais de 40 detentas testam positivo para Covid-19 em Ituporanga

    Testes foram feitos em todas as presas após muitas apresentarem sintomas da doença

    10/03/2021 - 18h13

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    UPA abriga mais de 60 presas
    UPA abriga mais de 60 presas
    (Foto: )

    Após um teste em massa, o Departamento de Administração Prisional (Deap) identificou 41 detentas com coronavírus na Unidade Prisional (UPA) de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Os exames foram feitos nesta semana depois que muitas apresentaram sintomas da doença.

    Isso significa que mais da metade das internas está com Covid-19, já que a UPA abriga pouco mais de 60 pessoas. Apesar disso, as infectadas têm sintomas leves e receberam atendimento médico. Havia a suspeita de que uma agente prisional teria sido a responsável por iniciar a contaminação no local, mas, em nota, o Deap negou haver servidores diagnosticados com o vírus.

    Os testes foram feitos no começo desta semana. A unidade reforçará as rotinas de sanitização e higienização de áreas comuns e equipamentos de uso coletivo. O uso de máscara é obrigatório entre os trabalhadores e há álcool gel em locais de circulação, garante o departamento.

    Nas celas, as presas recebem dois tipos de kits, o de higiene pessoal e o de produtos específicos para a limpeza do espaço.

    A UPA foi reativada no começo de janeiro deste ano após uma reforma na estrutura física das áreas administrativas, operacionais e locais de convívio. O investimento foi de pouco mais de R$ 700 mil.

    Coronavírus no Vale

    Assim como todo o Estado, o Alto e Médio Vale do Itajaí vivem lotações em UTIs e aumento no número de mortes. Nesta quarta (10), conforme o boletim do governo, não há nenhum leito disponível, independente se para paciente com Covid-19 ou outras doenças.

    Para tentar diminuir o alto risco de contágio, Santa Catarina terá mais um fim de semana de restrições. Além disso, foi definida uma lei seca que proíbe a venda de bebidas alcoólicas das 21h até às 6h em todo o território estadual.

    Colunistas