Mais de 5 mil pessoas privadas de liberdade em Santa Catarina participarão do Enem (PPL) 2023, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro. Ao todo, estão inscritos 5.233 indivíduos, sendo 85 adolescentes sob medida socioeducativa e 5.148 candidatos no sistema prisional. Esse número significa um aumento de 11% de candidatos em relação à edição anterior.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— Esses dados representam o esforço da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina em oportunizar cada vez mais ferramentas de ressocialização aos privados de liberdade do Estado — destaca Carlos Alves, secretário de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP).

As provas são aplicadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas, com todas as adaptações e atendimentos para participantes com deficiências, sejam física, intelectual, visual ou auditiva. Além disso, gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outra condição específica também podem solicitar atendimento.

O governo de Santa Catarina oferece aulas e materiais de estudo ao longo do ano para a preparação dos candidatos para as provas. Após a divulgação do resultado, em 16 de janeiro de 2024, os inscritos estão aptos a participar dos programas de acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Continua depois da publicidade

A secretária adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini acredita que essas ações permitem que as pessoas privadas de liberdade possam ter a oportunidade de ressocialização:

— Estamos sempre em busca de ferramentas de reintegração social no sistema prisional e socioeducativo, pois entendemos que as mudanças acontecem por meio da educação e do trabalho — ressalta a secretária.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Veja quais assuntos podem ser cobrados no segundo dia do Enem

Veja o que é obrigatório e o que é proibido no dia de fazer o Enem

Enem 2023: Confira dicas para o segundo dia de prova

Destaques do NSC Total