O primeiro Centro de Referência para Dengue (CRD) de Florianópolis foi inaugurado nesta segunda-feira (26) e já atendeu mais de 60 pessoas no primeiro dia. A decisão foi tomada pela Prefeitura em função do aumento do número de casos suspeitos para a dengue, especialmente na região norte da Capital. A estrutura funciona anexa à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Canasvieiras, das 7h às 19h.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— É a primeira vez que essa iniciativa é realizada no município. Nosso plano de contingência para a dengue já estava definido desde dezembro e, a partir de lá, monitoramos e avaliamos diariamente a evolução do cenário epidemiológico. Quando registramos uma média de 100 casos suspeitos diários, nesta semana, decidimos avançar — informa a secretária Municipal de Saúde, Cristina Pires Pauluci.

O Centro de Referência para a Dengue atenderá exclusivamente casos suspeitos da doença. Será possível realizar avaliação clínica, testagem e coleta de exames laboratoriais, além da assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes. O atendimento contará com testes rápidos, que apresentam resultados em minutos, a fim de anteceder o diagnóstico e mitigar a possível evolução dos casos.

Plano de contingência pode ser ampliado

O plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde prevê ainda a abertura de até três pontos de atendimento adicionais, a depender da evolução dos casos. Os demais CRD funcionarão na UPA Continente, UPA Sul e na Policlínica da Mulher e da Criança, caso necessário. A estratégia tem o objetivo principal de não sobrecarregar as demais unidades de saúde.

Continua depois da publicidade

— Como aqui em Florianópolis a população tem acesso à assistência para dengue nas UPAs e Centros de Saúde, dependendo da demanda, essas unidades podem ficar sobrecarregadas. O CRD amplia a nossa capacidade de atendimento, sendo mais uma opção para a comunidade. Dessa forma, nossas equipes dos Centros de Saúde continuam a dar atenção necessária para o cuidado de rotina e monitoramento de doenças crônicas, por exemplo — explica a secretária.

A orientação é que a população busque a unidade de saúde mais próxima ou ligue no Alô Saúde Floripa (0800 333 3233) e realize hidratação aos primeiros sintomas de dengue. Além disso, a prevenção do mosquito da dengue continua sendo a forma mais eficaz de combate à doença. É imprescindível que a comunidade realize a limpeza das residências, não deixe água parada, possibilite o trabalho dos agentes e denuncie possíveis focos de dengue no ZAP Denúncia, canal oficial da Prefeitura, por meio do WhatsApp (0800 808 0155).

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Prefeitura de Florianópolis reativa projeto Vigilante Mirim contra a dengue

Saiba como funcionará a primeira vacina brasileira contra a dengue