Mais de 820 mil eleitores de Santa Catarina não regularizaram o título de eleitor até o prazo máximo que terminou na quarta-feira (8), e não devem poder votar nas eleições deste ano. Os dados, ainda prévios, são do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/SC).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Conforme o levantamento prévio, 5.625.466 eleitores de Santa Catarina estão aptos para votar no pleito deste ano, em 6 de outubro, para escolher prefeitos, vices e vereadores. Além disso, 746.426 títulos estão cancelados, e 74.173 estão suspensos. Nos dois casos, não é possível votar.

O que acontece com quem não regularizou o título de eleitor? Veja perguntas e respostas

Só de 4 a 8 de maio, o TRE atendeu 57.515 requerimentos de título eleitoral, sendo 53.553 presenciais e 3.962 virtuais. Neste período, foram feitos 16.757 alistamentos, ou seja, atendimentos para primeiro título; 29.646 transferências (3.477 virtuais); e 11.112 revisões (485 virtuais). Além desses, há outros 18.572 requerimentos virtuais que aguardam tratamento pela Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Quem não regularizou a situação na Justiça Eleitoral até 8 de maio só pode fazer isso a partir de 5 de novembro, depois do pleito.

Por quais motivos o título de eleitor pode ser cancelado

O título de eleitor pode ser cancelado por diversos motivos, segundo o TSE. Entre eles, falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde se vota. O TSE não envia nenhum comunicado informando o cancelamento, por isso, é necessário consultar a situação.

Eleitorado jovem aumenta em 50% desde a última eleição em Santa Catarina

Em que situações o título de eleitor pode ser suspenso?

A suspensão do título de eleitor ocorre em caso de conscrição (prestação de serviço militar); condenação criminal definitiva; condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (em que não caiba mais recurso) e recusa ao cumprimento de obrigação a todos imposta ou de prestação alternativa.

Leia também

Eleição decidida por um voto em SC demonstra importância de cada eleitor

Ferramenta de acessibilidade nas urnas eletrônicas recebe melhorias para Eleições 2024

Destaques do NSC Total