Não é novidade para ninguém que manter o corpo ativo e praticar exercícios físicos é essencial para ter uma vida saudável, tanto física quanto mentalmente. Há décadas, estudos científicos e profissionais da saúde vêm destacando os benefícios da prática regular de atividades físicas para o funcionamento dos sistemas cardiovasculares, respiratórios e ósseos, além do impacto positivo sobre a saúde mental e a longevidade.
Continua depois da publicidade
No entanto, mesmo conhecendo os benefícios dos exercícios para o organismo, muitas vezes falta disposição para começar a praticar regularmente, até que se torne um hábito.
A neurociência e a psicologia tentam desvendar o mecanismo de criação dos hábitos — ou seja, quanto tempo demoramos para incorporar algo em nossa rotina de forma que se torne parte dela, como tornar automática alguma atividade — e ainda não há uma resposta definitiva.
Pesquisadores da Universidade de Chicago e da Universidade da Pensilvânia realizaram um estudo em 2023 e concluíram que alguns hábitos, como ir à academia regularmente, podem demorar até seis meses para se cristalizarem. Mas há, também, quem afirme que bastam 21 dias.
Embora o método dos 21 dias não tenha comprovação científica, ele serve para mostrar a importância de se começar, de dar o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável.
Continua depois da publicidade
Como começar a praticar atividade física
Se você ainda não tem o hábito de praticar atividades físicas, começar pode parecer desafiador. O segredo é iniciar de forma gradual e escolher uma atividade que seja prazerosa, pois a chance de tornar os exercícios parte da rotina é maior quando a pessoa faz algo que gosta.
Existem muitas formas de se exercitar, e cada uma oferece benefícios específicos. Caminhadas são uma opção simples e eficaz para iniciantes, pode ser realizada em qualquer lugar e não exige equipamentos. A caminhada fortalece os músculos, melhora a circulação e reduz os níveis de estresse. Outra opção é o ciclismo, que além de melhorar a saúde cardiovascular, ajuda no fortalecimento das pernas e no equilíbrio.
Para aqueles que preferem uma atividade mais intensa, o treino funcional ou a musculação são excelentes opções. Esses exercícios ajudam a aumentar a força muscular, a densidade óssea e melhoram a postura.
Já a natação é um exercício de baixo impacto, que fortalece o corpo sem pressionar as articulações, sendo ideal para pessoas com problemas nas articulações ou que estão se recuperando de lesões.
Continua depois da publicidade
Yoga e pilates são atividades que, além de fortalecerem o corpo, promovem uma conexão entre o corpo e a mente, ajudando na redução do estresse e no aumento da flexibilidade.
A dança é uma opção divertida, mas o ideal é escolher uma aula que una coreografias com movimentos aeróbicos. E, para quem gosta de atividades em grupo, os esportes coletivos contribuem com a saúde e ainda promovem o desenvolvimento social.
Para ter mais energia: Gerovital
Uma das barreiras mais comuns para iniciar e manter a prática de atividades físicas é a falta de disposição. E é aqui que entra o Gerovital, um suplemento que tem se destacado por oferecer um aumento significativo na disposição e na energia diária. Gerovital é composto por ingredientes que ajudam no combate à fadiga, proporcionando mais vitalidade e um maior rendimento físico.
Gerovital é o único polivitamínico que contém a exclusiva fórmula de ginseng associada a 16 vitaminas e minerais que melhora o metabolismo e reduz o cansaço físico, promovendo mais energia e disposição para o dia.
Continua depois da publicidade
Além de ajudar a aumentar a disposição, Gerovital pode contribuir para uma recuperação mais rápida após os exercícios, já que seus ativos promovem a regeneração celular e melhoram a circulação sanguínea, garantindo que os músculos recebam mais oxigênio e nutrientes. Isso torna a prática de exercícios menos desgastante e mais prazerosa, o que pode ser um incentivo para manter a consistência nas atividades físicas.
Ao incorporar atividades físicas regulares e buscar suporte, como o Gerovital, para aumentar a disposição, é possível criar uma rotina que melhora tanto o corpo quanto a mente, garantindo uma vida longa e de qualidade.
Impacto nos sistemas cardiovascular, respiratório e ósseo
O sistema cardiovascular é um dos principais beneficiados pelos exercícios físicos. A prática regular ajuda a fortalecer o coração, tornando mais eficiente o bombeamento de sangue por todo o corpo.
Exercícios como caminhadas rápidas, corrida, natação e ciclismo ajudam a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol LDL (“colesterol ruim”), ao mesmo tempo que aumentam os níveis de colesterol HDL (“colesterol bom”).
Continua depois da publicidade
Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association revelou que pessoas que praticam atividades físicas regularmente têm um risco 30% menor de desenvolver doenças cardíacas em comparação àquelas que levam uma vida sedentária.
O sistema respiratório também é bastante beneficiado, pois durante o exercício há um aumento da demanda por oxigênio, o que faz com que os pulmões trabalhem de forma mais eficiente, ampliando sua capacidade de ventilação. Isso contribui para uma melhora geral no condicionamento físico, aumentando a resistência do corpo a atividades diárias e reduzindo a fadiga.
Já para o sistema ósseo, atividades como musculação, corrida e esportes que envolvem impacto ajudam a fortalecer os ossos, prevenindo a perda de densidade óssea. Isso é especialmente relevante para mulheres na pós-menopausa, que estão em maior risco de desenvolver osteoporose, reduzindo as chances de fraturas e, consequentemente, de quedas — vale lembrar que quedas são a terceira principal causa de mortes em idosos.
Benefícios para a saúde mental
Além dos efeitos sobre o corpo, os exercícios físicos são benéficos para a saúde mental. A prática regular de atividades libera neurotransmissores, como endorfinas e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Isso explica por que muitas pessoas relatam uma melhora no humor após praticar exercícios.
Continua depois da publicidade
A longo prazo, o impacto vai além da sensação de prazer momentâneo: estudos indicam que pessoas fisicamente ativas têm um risco significativamente menor de desenvolver transtornos como ansiedade e depressão.
Bastam 30 minutos de atividade física moderada três vezes por semana para reduzir os sintomas de depressão. O exercício também melhora a qualidade do sono, o que, por sua vez, tem um efeito positivo na saúde mental, ajudando a combater o estresse e a ansiedade.
Para viver mais e melhor, invista nos exercícios físicos
São muitos os estudos que comprovam que a prática regular de exercícios físicos aumenta a expectativa de vida. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que se pratique em torno de 150 minutos de atividade física por semana para reduzir em 30% o risco de óbito. Isso acontece porque os exercícios ajudam a prevenir várias doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Além de aumentar a longevidade, os exercícios físicos também melhoram a qualidade de vida. Pessoas fisicamente ativas tendem a sentir mais disposição, energia e capacidade para realizar suas tarefas diárias.
Continua depois da publicidade
A prática regular também auxilia na manutenção do peso corporal, o que contribui para uma maior mobilidade e menos dores articulares, especialmente em pessoas mais velhas.
Saiba como ter mais saúde e disposição com Gerovital!
GEROVITAL® é indicado na prevenção e recuperação em casos de fadiga física e mental, atuando como adaptógeno. É indicado também na suplementação de vitaminas e minerais, nos casos em que existe a ingestão inadequada destas substâncias, devido a distúrbios gastrintestinais ou durante o período de convalescença pós-operatório. É contraindicado a pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, não apresentando outra contraindicação quando administrado de acordo com o recomendado.
NÃO USE ESSE MEDICAMENTO EM CASO DE DOENÇA GRAVE DOS RINS.
Reg M.S Nº 1.0235.0339. GEROVITAL ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SAC 0800 0191914 www.ems.com.br. Agosto 2024