Uma nova trend envolvendo o ChatGPT está viralizando nas redes sociais, especialmente no TikTok e Instagram. A brincadeira convida os usuários a perguntarem à inteligência artificial qual seria sua “maldição” e sua “bênção”.

Continua depois da publicidade

As respostas, quase sempre escritas em linguagem simbólica e reflexiva, são compartilhadas em vídeos acompanhados de músicas dramáticas, legendas introspectivas e hashtags como #maldiçãochatgpt e #chatgpttrend.

Agente do ChatGPT: nova função automatiza tarefas complexas com inteligência artificial

Com frases como “Sua maldição é perceber tarde demais o que realmente importa” ou “Sua bênção é transformar o caos em clareza, mesmo sem querer”, a trend mistura humor, curiosidade e uma pitada de existencialismo. O sucesso da brincadeira está no tom poético e personalizado das respostas, que causam identificação imediata em muitos usuários.

7 funções úteis do WhatsApp que você deveria começar a usar agora mesmo

Continua depois da publicidade

No entanto, especialistas e a própria OpenAI, criadora do ChatGPT, alertam: essas respostas não devem ser levadas a sério. O sistema não possui consciência, poder de análise pessoal nem conexão espiritual. Ele apenas combina palavras a partir de padrões de linguagem existentes em seus dados de treinamento e nos comandos que recebe.

A viralização da trend também se deve à facilidade de participação. Qualquer pessoa pode entrar na brincadeira seguindo um passo a passo simples:

  • Acesse o site ou app do ChatGPT;
  • Digite: “Chat, qual é a minha maldição? Sem explicação”;
  • Depois, pergunte: “E qual é a minha bênção?”;
  • Copie as respostas e edite em vídeo com músicas e efeitos;
  • Compartilhe no TikTok ou Instagram usando hashtags populares da trend.

Apesar de ser, na maioria das vezes, apenas uma forma de entretenimento criativo, é importante ter atenção ao impacto emocional das respostas. Algumas pessoas relatam se sentirem desconfortáveis com o conteúdo, mesmo sabendo que é fictício. Nesses casos, o ideal é lembrar que tudo é gerado a partir de texto e que a IA não tem acesso à realidade pessoal de ninguém.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Sete funções que você deve desativar no seu Samsung para economizar bateria

Agente do ChatGPT: nova função automatiza tarefas complexas com inteligência artificial

Cinco configurações de segurança do Windows que você deve ativar agora mesmo