nsc
    an

    Evento/Saúde

    "Mamaço" chama atenção para a importância do leite materno na saúde do bebê em Joinville

    Ação no MAJ faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno

    03/08/2019 - 12h04

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação AN
    Ação no MAJ celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno em Joinville
    Ação no MAJ celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno em Joinville
    (Foto: )

    Uma ação realizada na manhã deste sábado (3) pela Prefeitura de Joinville chamou a atenção para a valorização da importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do bebê. O "Mamaço", como é conhecido o evento, chegou a sua 6ª edição no jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ) como parte das ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada de 1º a 7 de agosto.

    De acordo com a Prefeitura, a amamentação é um ato importante de atenção, carinho e cuidado na fase inicial da vida de todo o ser humano. Por isso, a realização da Semana do Aleitamento Materno, que neste ano tem como tema “Empoderar mães e pais – Favorecer amamentação”.

    — A mulher não amamenta sozinha, precisa de uma rede de apoio. Quando ela ganha bebê recebe incentivo para que amamente. No hospital está em um ambiente adequado e com ajuda dos profissionais, mas em casa estão os outros filhos para atender, a casa para cuidar, outras responsabilidades. Além da questão hormonal e da dedicação ao bebê. Queremos sensibilizar outros profissionais a acolherem a mulher e que as pessoas da sua rede de apoio ajudem, por exemplo, com tarefas da casa ou com os outros filhos — afirma a nutricionista da Secretaria da Saúde, Janine Guimarães.

    Importância para a saúde dos bebês

    Mais que um ato de amor, a amamentação é fundamental para o desenvolvimento dos bebês. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

    Neste sábado, em Joinville, a administradora Vanessa Generoso, 40, não teve dúvidas em apoiar a causa. Ela levou a filha Alicia, de um ano e meio, para o evento, e destacou saber a importância desta nutrição na fase de crescimento da menina.

    — Fico mais tranquila ao proporcionar para ela essa alimentação saudável, que é positiva para toda a vida — ressalta.

    Programação

    Durante o "Mamaço", as mães contaram com atividades extras como oficina de sling, roda de conversa, aula de sling dance e apresentação de teatro. Houve ainda, comercialização de papinhas ecológicas e fraldas ecológicas. Artistas, artesãos e criativos do Grupo Fábrica Criativa, completa a área de expositores do evento.

    Além disso, a programação contou com participação dos profissionais da Rede Amamenta e Alimenta da Secretaria da Saúde de Joinville. Eles ofereceram orientações sobre aleitamento materno e introdução à alimentação complementar. O grupo conta com 21 tutores que desenvolvem ações de multiplicação de conhecimento, em suas Unidades de atendimento.

    O secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, também prestigiou o evento e falou sobre o trabalho da Rede Amamenta da Secretaria da Saúde.

    — Temos um referencial pioneiro deste trabalho de política pública de saúde. Estimular a alimentação saudável desde o início reflete futuramente em pessoas com mais saúde, qualidade de vida e bem-estar — disse o secretário.

    Confira mais notícias de Joinville e Região

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas