A 11ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis movimentou a capital catarinense entre sexta-feira (21) e domingo (23). Com mais de 460 atrações gratuitas, o evento, que já é tradicional,  e apresentou música, teatro, dança, exposições e diversas manifestações artísticas. Ao todo, 20 bairros e mais de 100 endereços da cidade receberam eventos. 

Continua depois da publicidade

Além de levar a cultura para as ruas, a Maratona Cultural teve, também, uma atração de aventura: o Desafio UniSul de Escalada Urbana, que aconteceu no sábado (22). Atletas das categorias Juvenil e Pro encararam a fachada do prédio do campus da UniSul, localizado na Rua Antônio Dib Mussi, 366, no centro da cidade. Com 38 metros de altura, o edifício foi projetado em 1981 por Moysés Liz, um dos principais nomes da arquitetura catarinense. Além da UniSul, o artista assina obras icônicas como o Centro Ceisa e a Biblioteca Pública de Santa Catarina.

A competição incluiu travessia de highline e atrações musicais ao longo do dia. A iniciativa buscou integrar o esporte ao ambiente urbano, além de criar novas formas de interação com a cidade. Para o atleta e empresário Rafael Bridi, um dos organizadores do evento, unir o esporte à cultura no coração de Florianópolis reforça a identidade vibrante da cidade e torna os espaços urbanos ainda mais dinâmicos e acessíveis.

Antes da escalada, no dia 19 de março, a UniSul promoveu uma palestra sobre esporte e arquitetura, das 18h às 19h30. O evento é aberto ao público e contará com a participação de Rafael Bridi, do arquiteto e pesquisador Leonardo Bertoldi Borges, especializado em intervenções em edifícios modernos de Florianópolis, e da educadora física Natalia Lannarelli, com 14 anos de experiência no treinamento de escalada. 

— Receber o Desafio de Escalada Urbana dentro da Maratona Cultural foi uma forma de aproximar o esporte do espaço universitário. É uma oportunidade de criar novas interações com a cidade e promover experiências transformadoras para a comunidade — afirma Jairo Assumpção, gerente do campus da UniSul.

Continua depois da publicidade

O Desafio de Escalada Urbana é realizado pelo segundo ano consecutivo na Maratona Cultural. A iniciativa é da UniSul, com realização da Natural Extremo e apoio de Açaí Barbaquá, Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo (Acem), Federação de Escalada de Montanhismo do Estado de Santa Catarina (Femesc), Izakaya Nankin, Adrenailha, Wayta Kombucha e Seguro Aventura Brasil.

A Maratona Cultural de Florianópolis é o maior evento multicultural do sul do Brasil. Em 2025, contou com mais de 40 horas de apresentações gratuitas que contemplam as mais diversas manifestações culturais.