A Malwee, marca de moda do Grupo Malwee — que fica em Jaraguá do Sul, Norte de Santa Catarina — vai apostar, pela primeira vez, em um lançamento no mercado internacional: a empresa irá apresentar a coleção inédita “Abrace o Futuro”, em uma das principais semanas de moda do mundo, a London Fashion Week.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A nova coleção será apresentada na exposição “A Chain Of Women”, do Brazil Creating Fashion For Tomorrow, evento que abre a programação da semana de moda londrina. Pelo segundo ano consecutivo, o evento apresentará iniciativas inovadoras e sustentáveis da moda brasileira realizadas por mulheres.

Utilizando como base a iniciativa “Fio do Futuro” — uma inovação desenvolvida pela Malwee, com 85% de peças de pós-uso — e técnicas artesanais de macramê e crochê, a marca se uniu a mulheres do coletivo “Elas Fazem Nós” para desenvolver a cenografia e duas peças conceituais da exposição.

A parceria acontece por meio do programa social “Menos Resíduo, Mais Renda”, do Instituto Malwee, que já direcionou mais de 30 toneladas de resíduos têxteis para a capacitação e geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social.

— Estamos muito felizes por apresentar, de forma criativa e inovadora, um case brasileiro que responde ao principal desafio da indústria atualmente: a economia circular. O “Fio do Futuro”, é uma matéria-prima inovadora e revolucionária, criada em parceria com o Grupo Eurofios. Então, lançar uma coleção da Malwee a partir de uma inovação e com a participação de mulheres em situação de vulnerabilidade em um dos eventos de moda mais relevantes do mundo, a London Fashion Week, confirma que a moda sustentável, funcional, prática e feita para durar tem cada vez mais espaço e relevância no calendário da moda global — afirma Audrei Russo, diretora de Marcas Adulto do Grupo Malwee.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da coleção

Exposição na London Fashion Week

A exposição “A Chain Of Women”, ou seja, Uma Corrente de Mulheres, é um evento criado por Camila Villas, Lilian Pacce e Marília Biasi e acontece na “Sala Brasil”, situada no térreo do prédio histórico da embaixada brasileira na capital do Reino Unido.

O evento faz parte da programação oficial da London Fashion Week, que é organizada pelo British Fashion Council. A programação abre novamente a semana de moda e ficará em cartaz entre os dias 13 e 17 de setembro.

É neste contexto que a Malwee foi convidada a patrocinar e participar do evento. A marca apresentará sua nova identidade visual e dois looks conceituais da coleção “Abrace o Futuro”: a “Jaqueta Abraço”, uma parka que perpassa várias estações e se transforma em colete, com mangas, capuz e barrado inferior removíveis; e o “Vestido Nós”, um vestido midi em modelagem evasê, gola redonda, com mangas de crochê de fio de malha, com bolsos laterais, com uma sobreposição de rede em macramê.

Continua depois da publicidade

— O BCFT tem como objetivo promover a moda brasileira alinhada às melhores práticas sustentáveis. A Malwee tem seguido consistentemente esse caminho e estamos muito felizes com essa parceria — observou Lilian Pacce, renomada jornalista de moda e curadora da mostra.

Conheça o “Fio do Futuro”

O case “Fio do Futuro” é, atualmente, um dos principais cases da Malwee em moda sustentável. Um dos grandes desafios do projeto, além do processo de triagem, desfibragem e nova composição, é a arrecadação de roupas. Em parceria com a Cruz Vermelha, a companhia criou um ciclo de colaboração onde o consumidor doa as roupas para Instituição que, por sua vez, ao fazer a triagem, destina para o Grupo Malwee as peças que estão inadequadas para uso e que iriam para o lixo.

— São essas peças que, em parceria com o Grupo Eurofios passam pelo processo de higienização, nova triagem para a retirada dos aviamentos e desfibragem até se transformarem no “Fio do Futuro”, fechando o ciclo circular da moda, retornando ao início de produção. Esse ciclo evita que uma nova matéria-prima seja retirada do meio ambiente e reduz o volume de lixo têxtil no meio ambiente — explica Audrei Russo.

A partir das etapas citadas, o “Fio do Futuro” segue para a fábrica do Grupo Malwee, em Jaraguá do Sul, onde é transformado em uma malha e novas peças de roupa com 58% de “Fio do Futuro” em sua composição.

Continua depois da publicidade

A primeira edição do projeto foi lançada em 2022 com 70% de resíduo têxtil pós-consumo e 30% de uma fibra complementar. Já em 2023 o Grupo Malwee avançou na composição do fio, que atualmente conta com 85% de peças usadas e 15% de fibra de poliéster. As peças apresentam uma redução de 44% nas emissões de CO² e consomem 30% menos água em sua produção.

Em 2024, o Grupo Malwee dobrou o lote de malha produzida, avançou no desenvolvimento do produto e está ampliando o mix de peças e as coleções lançadas. Além da cor mescla, foi desenvolvida uma nova variação de cor (preto) com processo de tingimento que usa 68% de água de reuso, proveniente do tratamento dos efluentes gerados pela indústria.

Leia também

A plataforma inédita de empresa de roupas de SC que cria medidas exclusivas com uso da IA

Grupo têxtil de SC aumenta produção e abre 100 vagas de emprego

Destaques do NSC Total