Mesmo os marceneiros mais experientes podem pôr o trabalho de dias em risco por conta de matéria-prima sem qualidade. Por isso, saber escolher a madeira certa é determinante para garantir a qualidade e a durabilidade das peças.
Continua depois da publicidade
Para não comprometer o resultado final, é preciso, primeiramente, contar com fornecedores de confiança, pois a qualidade de um móvel depende tanto da habilidade do marceneiro quanto da matéria-prima utilizada.
Uma escolha errada acaba por comprometer a estética e a resistência dos móveis e esquadrias, gerando desperdício, aumentando os custos de produção e, ainda, causando descontentamento dos clientes.
Conheça os 4 erros comuns na escolha da madeira
A consultoria especializada da Madeireira Macuco apontou alguns dos principais erros cometidos na hora de escolher a madeira.
Não prestar atenção nas fibras das madeiras
Pranchas de madeira com fibras reversas podem resultar em dificuldades no acabamento e desperdício de material.
Continua depois da publicidade
Para evitar que isso aconteça, é recomendado examinar a madeira na espessura e optar por peças com fibras uniformes.
A Madeireira Mazuco trabalha com eucalipto de alta qualidade, com idade mínima de 25 anos, garantindo um padrão superior. A empresa também utiliza processos de classificação para selecionar as melhores peças e evitar problemas de acabamento.
Comprar madeira úmida ou mofada
Rachaduras, manchas e mofo são sinais de que a madeira não está em boas condições. Algumas vezes, os fungos podem persistir mesmo após a limpeza, comprometendo a qualidade da peça.
Para garantir um produto livre desses problemas, a Madeireira Mazuco passa suas pranchas por um rigoroso controle de qualidade, como destaca William Mazuco, sócio-proprietário da empresa, as madeiras são secas por um período de 10 a 12 meses, o que assegura sua resistência e uniformidade.
Continua depois da publicidade
A madeira úmida sofre alterações em sua forma e volume à medida que seca. O ideal é que a peça seja utilizada somente quando a umidade estiver entre 8% e 12%. Caso contrário, o móvel pode sofrer deformações com o tempo.
— Antes de passarem pela secagem, as pranchas apresentam curvaturas naturais. Para garantir que fiquem retas e uniformes, utilizamos um sistema de gradeamento e um processo mecânico exclusivo na região — explica William Mazuco.
Escolher peças envergadas
Ao comprar madeira, é preciso verificar se as pranchas estão alinhadas. Peças envergadas ou torcidas exigem maior usinagem, aumentando o desperdício de material.
A Madeireira Mazuco investiu em tecnologia para oferecer peças perfeitamente alinhadas. O maquinário utilizado na empresa elimina imperfeições e garante uniformidade, facilitando o trabalho dos marceneiros.
Continua depois da publicidade
Comprar madeira sem certificação
Além de atentar para o aspecto do produto, é necessário que a madeira seja o certificada por selos como FSC (Forest Stewardship Council) e o DOF (Documento de Origem Florestal), que atestam a procedência legal e sustentável da madeira
Diferenciais da Madeireira Mazuco
Além da excelência na seleção e no tratamento da madeira, a Mazuco também se diferencia no atendimento.
— Entendemos que tão importante quanto vender é garantir que tudo correu bem com a entrega e que o produto atendeu às expectativas do cliente. Por isso, fazemos contato pós-venda para manter um bom relacionamento — afirma William Mazuco.
Com 15 anos de história, a Madeireira Mazuco atende marceneiros e empresas de diversos segmentos, principalmente em CriciúmaIndaial, Itapoá, Porto União e Urussanga (SC), além de Gravatal e Panambi (RS), e Curitiba (PR). Seu compromisso com qualidade, sustentabilidade e a garantia da compra sem erros faz dela uma referência no setor.
Continua depois da publicidade

