O comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que até então era de responsabilidade do vice-presidente Geraldo Alckmin, deve ser ocupado pelo atual secretário-executivo, Márcio Elias Rosa. Alckmin anunciou no início de março que deixa a pasta no dia 4 de abril.
Continua depois da publicidade
A data é considerada o prazo imite para descompatilização de cargos públicos para quem vai disputar as eleições. A expectativa é que Alckmin continue como vice na chapa à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quem é Márcio Elias Rosa
O atual atual secretário-executivo da pasta é homem de confiança de Alckmin e se aproximou do presidente Lula ao longo do último mandato. Esteve junto ao petista em viagens internacionais, representando Alckmin e o Ministério de Indústria e Comércio em roteiros no exterior.
Alckimin anunciou saída do ministério
Articulações da campanha
Atualmente, está em curso uma negociação política dentro do governo para definir como Fernando Haddad e Geraldo Alckmin serão posicionados na disputa eleitoral em São Paulo, peça central da estratégia de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para 2026.
Hoje, Haddad é o principal nome do PT no estado e vem sendo pressionado por Lula e pelo partido a disputar o governo paulista contra Tarcísio de Freitas. Ao mesmo tempo, Alckmin virou peça decisiva nessa equação porque é o nome com maior capilaridade no interior paulista, sobretudo em segmentos onde o governo Lula tem mais dificuldade de penetração, como o agronegócio.
Continua depois da publicidade
A ideia discutida nos bastidores é que, caso Haddad dispute o governo, Alckmin tenha papel ativo na campanha, ajudando a ampliar pontes fora da capital.
*Com informações de O Globo

