Um pico de maré, por volta das 15 horas desta quinta-feira, nas praias de Barra Velha, fez o mar subir quase dois metros. As ondas chegaram até algumas casas e destruíram o calçamento e muros de proteção perto do Centro.

Continua depois da publicidade

Um das ruas mais atingidas, conforme o Corpo de Bombeiros Militares, foi a Armando Petrelli, no Centro. Parte da via ficou destruída, impossibilitando a passagem de carros. Segundo o jornalista Ezequiel Diaz Savino, as ondas levantaram as pedras em mais de 30 metros do calçamento. Diversas pedras ficaram soltas e boa parte delas atingiu muro, e portas das casas. Só é possível passar pelo local a pé.

Alguns idosos que estão na cidade para participar dos Jogos Abertos da Terceira Idade ficaram assustados. Em uma das pousadas da rua, por exemplo, os bombeiros orientaram os donos do estabelecimento e clientes para ficarem atentos. A funcionária de uma outra pousada, Débora Pimentel, ficou surpresa com o que viu.

– Estamos aqui há um ano e nunca tinha visto nada parecido. Fiquei perplexa -, disse.

Enquanto algumas pessoas aproveitavam para limpar a sujeira, muitos idosos foram dar uma olhadinha nas condições do mar. Ernesto de Pelegrim, de 66 anos, representa São José dos Cedros nos jogos.

Continua depois da publicidade

– É a primeira vez que venho aqui e já fui presenteado. O mar é lindo, mas perigoso também -, dizia.

O mar agitado também atraiu curiosos nas praias de São Francisco do Sul. Na Enseada, as ondas chegaram a quebrar sobre a calçada da avenida Atlântica, mas não houve prejuízos.

Os bombeiros das duas cidades permanecem em alerta. A previsão de maré alta continua até o fim de semana. Surfistas da região não se importaram com a força da água e aproveitaram as ondas de até dois metros em quase todas as praias.