A abertura da 36ª edição da Marejada foi marcada pela presença de autoridades, incluindo o governador de Santa Catarina, e um grande brinde coletivo nesta quinta-feira (2). O primeiro dia reuniu 6,3 mil visitantes no Centreventos, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Dois túneis cenográficos, que simulam uma cabine de avião, marcam a entrada da festa. A proposta é transportar o público diretamente para uma vila portuguesa, em referência à tradição e aos laços açorianos que marcam a história da cidade.
Chef Carlos Bertolazzi cria prato exclusivo para menu da Marejada 2025 em Itajaí
Gastronomia e música
Dentro do pavilhão principal, bares com nomes de cidades portuguesas, como Lisboa e Coimbra, receberam os primeiros visitantes. Os espaços oferecem bebidas, pratos típicos a preços populares, como refeições a R$ 29, e música ao vivo.
Ao todo, são mais de 100 atrações programadas até o dia 19 de outubro. Na noite de abertura, a banda itajaiense Incandescentes foi uma das responsáveis pela animação do público.
Continua depois da publicidade
Cenário e novidades
Entre os novos cenários, um bondinho português cenográfico foi montado como ponto “instagramável”, e convida os visitantes até a área externa. O espaço conta com opções gastronômicas, apresentações culturais e recreação para diferentes faixas etárias.
As praças de alimentação também foram revitalizadas, com destaque para o Estaleiro Marejada e a Cabana do Pescador. Nesses locais, o público pode experimentar pratos tradicionais, como a sardinha na brasa.
— O visual está todo muito mais rebuscado, muito melhor do que nas edições anteriores. A festa voltou à sua originalidade. A origem da Marejada é portuguesa, e durante algum tempo perdemos essa vocação. Agora, estamos retornando às nossas raízes. Esta edição é, sem dúvidas, uma verdadeira festa portuguesa — destacou o aposentado Aluísio Dantas.
Desfile e realeza
Além disso, duas tradições voltaram em 2025: a eleição da realeza e o desfile da Marejada, que não aconteciam há mais de dez anos. O cortejo está marcado para sábado (4), às 16h, com saída da Beira-Rio, próximo ao Colégio Anglo, até o Centreventos.
Continua depois da publicidade
Segurança e monitoramento
A contagem de público é feita por um sistema de 16 câmeras instaladas no espaço. Quatro delas ficam nas entradas e 12 distribuídas pelos pavilhões. Além do monitoramento de visitantes, os equipamentos estão integrados às forças de segurança. Em caso de ocorrência, os dados são compartilhados com a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil.
Confira os horários de funcionamento da Marejada 2025
- Segunda a quinta-feira: das 18h a 0h;
- Sextas-feiras: das 18h à 1h30;
- Sábados: das 11h à 1h30;
- Domingos: das 11h a 0h.
Leia também
Vitor Kley e Inimigos da HP são confirmados na 36ª Marejada em Itajaí
Pet Friendly: cães e gatos poderão acompanhar tutores na Marejada 2025, em Itajaí
 
				