Nesta sexta-feira (10), María Corina se consagrou como a vencedora do prêmio Nobel da Paz em 2025. O anúncio foi transmitido ao vivo, às 6h, pelo site da instituição. Corina é a primeira mulher da América do Sul a conquistar o prêmio, já que os outros quatro vencedores da região são Carlos Saavedra Lamas (1936), Adolfo Pérez Esquivel (1980) e Juan Manuel Santos (2016).
Continua depois da publicidade
Além disso, a líder da oposição na Venezuela foi apenas a 20ª mulher a receber o reconhecimento. Desde 1901, 92 homens homens receberam o prêmio.
Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, o prêmio foi concedido a Maria Corina Machado “por seu trabalho incansável promovendo os direitos democráticos do povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Quem é María Corina
Engenheira de formação, María Corina fundou a organização Súmate, dedicada à promoção de eleições livres e transparentes. Eleita deputada em 2010 com recorde de votos, foi expulsa do cargo em 2014 pelo governo chavista.
Em 2023, tornou-se a principal força da oposição, vencendo as primárias com mais de 90% dos votos. No entanto, foi impedida de concorrer à presidência nas eleições de 2024 por uma decisão do Judiciário, aliado do governo Nicolás Maduro.
Continua depois da publicidade
Veja outras personalidades que venceram o Nobel da Paz
*Com informações da Folha de S. Paulo
**Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Venezuelana María Corina Machado vence o prêmio Nobel da Paz 2025
Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado é presa após protesto contra Maduro








