A magia de Natal volta a percorrer os trilhos de Santa Catarina com a passagem da Maria Fumaça iluminada. Com início em 3 de dezembro no Planalto Norte, a locomotiva vai passar por cidades como Mafra, Rio Negrinho, Joinville, Jaraguá do Sul, Araquari e outras.

Continua depois da publicidade

Fabricado em 1950, o modelo Mallet 204 é o único em circulação na América do Sul e foi iluminado com mangueiras de luzes de led. A ação é da operadora ferroviária Rumo.

Veja fotos da Maria Fumaça de Natal

O início do roteiro mágico acontece em Mafra, às 18h, com espetáculo cultural além da presença iluminada da locomotiva nos trilhos da cidade. Após a saída da cidade do Planalto Norte, a viagem segue por cidades do Paraná, como Lapa, Ponta Grossa, Araucária, Curitiba, Almirante Tamandaré e outras. 

O retorno a Santa Catarina ocorre em Rio Negrinho em 16 de dezembro, às 19h, na Rua Dom Pio de Freitas, Centro. Nos dias seguintes, a Maria Fumaça percorre o trilho das principais cidades do Norte catarinense, confira o roteiro:

  • 17 de dezembro: São Bento do Sul – na Estação Ferroviária, às 19h;
  • 18 de dezembro: Corupá – Estação Ferroviária, às 19h30min;
  • 18 de dezembro: Jaraguá do Sul – Avenida Getúlio Vargas, Centro, às 21h;
  • 18 de dezembro: Guaramirim – Rua Vinte e Oito de Agosto, Centro, às 22h;
  • 19 de dezembro: São Francisco do Sul – Rua Coronel e Rua Marcílio Dias, Centro, às 19h;
  • 19 de dezembro: Araquari – Avenida Getúlio Vargas, Centro, às 20h;
  • 20 de dezembro: Joinville – Rua Leite Ribeiro, Anita Garibaldi, às 19h
  • 21 de dezembro: Jaraguá do Sul – Praça Ângelo Piazera, Centro, às 19h.

Continua depois da publicidade

Além da passagem da Maria Fumaça iluminada, algumas cidades também recebem programação especial de apresentações culturais. O cronograma completo pode ser consultado no site da empresa

As recomendações para acompanhar o trem é manter distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem, escolher um local seguro para registrar imagens, e não tocar ou subir nas locomotivas.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira