nsc
    nsc

    Pop In

    Maturidade pode ser definida como o resultado do fator “tempo” somado às experiências individuais

    Terceiro episódio do programa Pop In debate a construção do processo maturacional e as variáveis que tornam essa construção mais complexa

    03/12/2020 - 16h53

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    popin
    (Foto: )

    Se o tempo não é um bem renovável, quanto tempo o tempo tem? Há uma maneira correta de utilizar esse fator como base determinante para definir o comportamento do outro? Quais são os critérios para caracterizar alguém como imaturo? No dicionário, a definição da palavra maturidade está relacionada aos conhecimentos adquiridos pelo individuo, porém, essa construção geralmente é feita a partir de um processo gradual, progressivo e pessoal, sendo influenciada também pelas experiências vividas por cada pessoa.

    Pensando nisso, o terceiro episódio do Pop In, apresentado por Duda Laurentino e com direção de Jean Smekatz, traz algumas reflexões e provocações com o tema “a utopia da maturidade”.

    Entre as músicas do vasto repertório que embala o programa, a trilha sonora dessa edição do Pop In contou com a versão clássica de “Tempo perdido”, do Legião Urbana, estimulando o debate sobre o relativismo dos ciclos da vida, que são herdados a partir de uma construção social. Porém, vivências e experiências não podem – e nem devem – precisar se encaixar em cronologias pré-estabelecidas, afinal de contas, como diz a própria letra, “temos nosso próprio tempo”.

    O programa traz também como referência algumas análises do psicanalista Donald Winnicott, que afirma que todo o indivíduo é uma mostra temporal da órbita humana, com tempo definido e tendo ponto de partida, ponto de atenção e de chegada. Mas a maturidade não acontece necessariamente nessa ordem.

    A realidade é que julgar o outro a partir das próprias experiências é um grande equívoco. Mais vale olhar para si, compreender a própria evolução e, se possível, contribuir com a construção dos demais ao invés de apontar o dedo. Para isso, que tal entender um pouco sobre esses processos e se aprofundar no conceito do que é maturidade? Então aperte o play e assista agora mesmo o terceiro episódio do Pop In!

    ​​Acompanhe o Pop In no NSC Total​

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas