O proprietário e responsável técnico do Hospital De Clínica Veterinária Blumenau (HCVB) foi indiciado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (28) por crimes de maus-tratos e contra as relações de consumo. Conforme a polícia, as vistorias na clínica flagraram diversos medicamentos, tanto humanos quanto veterinários, vencidos, e que ainda seriam distribuídos na unidade, além de uma série de outras irregularidades sanitárias consideradas graves.

Continua depois da publicidade

O Hospital De Clínica Veterinária Blumenau divulgou uma nota de esclarecimento em uma publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (28), em que declarou que as denúncias são “totalmente infundadas”. A instituição afirmou que o “funcionamento obedece rigorosamente a todas as exigências legais pertinentes, em especial do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina” e esclareceu que o alvará sanitário e a licença ambiental de operação foram renovados recentemente.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por meio de uma nota oficial, afirmou que não é possível confirmar se os medicamentos vencidos, de fato, estavam sendo utilizados nos animais. Também foi investigada uma suspeita de uma bactéria com potencial para causar danos aos animais, mas os resultados das análises foram negativos. Além disso, reiterou que o estabelecimento tem as licenças regularizadas para operar. Por isso, a secretaria concluiu não ter competência para determinar o fechamento do local.

Entenda o caso

Uma operação policial da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigações Criminais de Blumenau investigou a clínica veterinária após denúncias sobre as condições inadequadas do local. As fiscalizações foram feitas em 25 e 26 de março, em conjunto com a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Diversas violações das normas sanitárias e de proteção animal foram encontradas nas vistorias, segundo a Polícia Civil. Medicamentos humanos e veterinários estavam vencidos e ainda seriam distribuídos por todo o hospital, até em áreas críticas como nos centros cirúrgicos, consultórios e setor de internação dos animais, conforme os investigadores. As imagens feitas pelos policiais mostram medicamentos vencidos desde 2015, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Além disso, os remédios oncológicos vencidos também seriam armazenados de forma indevida, os equipamentos médicos com prazo de esterilização expirado estavam prontos para uso, a ração vencida seria oferecida aos animais internados e as condições sanitárias nas áreas de atendimento estariam inadequadas. Os policiais afirmam que os medicamentos sob custódia da fiscalização teriam apresentado sinais de alteração nas informações de validade entre as duas visitas realizadas. Por isso, constataram que também houve uma tentativa de adulterar as evidências.

A Polícia Civil colheu os depoimentos de fiscais especializados da Vigilância Sanitária e do setor de meio ambiente, assim como fotos que documentam as irregularidades encontradas. O inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário.

Por conta da suspeita de que os animais internados e tratados na clínica teriam recebido medicamentos e rações vencidas, o responsável pela clínica foi indiciado pela Polícia Civil por dois crimes: de maus-tratos contra animais, e por crime contra as relações de consumo por manter em depósito medicamentos em condições impróprias para consumo.

Confira imagens da operação

Confira a nota de esclarecimento do hospital veterinário

“Em consideração a todos os nossos clientes, pacientes, colaboradores, prestadores e fornecedores que, de forma direta ou indireta, fazem parte da família HCVB, esclarecemos que as notícias vinculadas nas mídias a seu respeito são INVERÍDICAS, partindo de DENÚNCIA TOTALMENTE INFUNDADA, O QUE SERÁ DEVIDAMENTE ESCLARECIDO.

Continua depois da publicidade

Nosso funcionamento obedece rigorosamente a todas as exigências legais pertinentes, em especial do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina – CRMV/SC, tendo recentemente tanto o nosso Alvará Sanitário sido renovado pela Vigilância Sanitária e Ambiental de Blumenau, como concedida a Licença Ambiental de Operação pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS, o que comprova a nossa regularidade.

Nossa missão é oferecer o atendimento veterinário de qualidade, pautado na ética, transparência e respeito aos tutores e seus animais. Repudiamos, em qualquer circunstância, práticas que coloquem em risco o bem-estar ou a dignidade dos animais.

Nossa equipe é formada por médicos veterinários e profissionais treinados que (atuam em conformidade com a legislação vigente, normas de biossegurança e princípio éticos da medicina veterinária.

Destacamos que todas as condutas realizadas em nosso Hospital têm como objetivo único a preservação da saúde, o alívio da dor e a recuperação dos pacientes sob nossos cuidados.

Continua depois da publicidade

Estamos à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos, reforçando nosso compromisso com a transparência, a ética profissional, a preservação da vida, o cuidado responsável, a confiança da comunidade que atendemos, e, sobretudo, com a proteção e respeito aos animais.”

Leia a nota oficial da Semmas

“A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade informa que, em março de 2025, realizou uma vistoria em um hospital veterinário da cidade. Durante a inspeção, foram encontrados medicamentos vencidos, porém, não foi possível confirmar se eles estavam sendo utilizados nos animais. Também havia a suspeita de presença de uma bactéria com potencial para causar danos aos animais, mas os resultados das análises foram negativos.

O estabelecimento possuía todas as licenças regularizadas. Diante disso, a Secretaria concluiu não haver competência para determinar o fechamento do local e encaminhou as informações à Polícia Civil, responsável pela investigação.”

* Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Historiadora faz passeio na Rua XV em Blumenau e promete pôr fim a mitos da cidade