Após receber denúncias de suposta violência obstétrica e ginecológica, as Promotorias de Justiça da Comarca de Caçador, no Oeste de Santa Catarina, recomendaram à direção de um hospital local o afastamento de um médico ginecologista e obstetra.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a recomendação foi assinada na última sexta-feira (17) por todas as Promotoras de Justiça da comarca e busca a garantia dos direitos das mulheres gestantes e de seus filhos.   

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

A direção do hospital tem cinco dias, a partir do dia 17, para responder sobre o acatamento da recomendação, com a possível adoção de medidas judiciais caso se recusar, informou o MPSC. Os autos tramitam em sigilo.     

A promotora de justiça Silvana do Prado Brouwers, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caçador, é a responsável por instaurar o inquérito civil. 

Continua depois da publicidade

A apuração do caso considera uma notícia que relata os supostos episódios de violência contra mulheres, não só gestantes, como também parturientes e puérperas atendidas pelo serviço de ginecologia e de obstetrícia do hospital, com a participação do médico suspeito.    

Além da titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caçador, a recomendação é assinada pelas promotoras de justiça Danielle Diamante, Roberta Ceolla Gaudêncio de Moraes e Luciana Leal Musa.    

Violência obstétrica    

Violência obstétrica é todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou, ainda, no puerpério.   

A promotora de justiça Silvana do Prado Brouwers solicita a outras mulheres que possam também ter sido vítimas que procurem a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caçador, localizada no Edifício Pinheiros, na rua Porto União, n. 152, Centro. Os telefones para contato são (49) 3561-7601 e o WhatsApp (49) 99199-1352. 

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia mais

SC tem 67% das praias próprias para banho a um mês do verão

VÍDEO: Carreta com carga química tomba na BR-101 e causa trânsito na Grande Florianópolis