nsc

    DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

    “Medo do coronavírus prejudica diagnósticos de câncer”, diz oncologista

    Em entrevista à CBN Joinville, Thais Menegazzo Flores falou sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer

    08/04/2021 - 16h12 - Atualizada em: 08/04/2021 - 16h17

    Compartilhe

    Jean
    Por Jean Patrick
    Médico analisando paciente
    Na última década, a incidência de câncer no mundo cresceu 20%
    (Foto: )

    O Dia Mundial de Combate ao Câncer é lembrado nesta quinta-feira (8). Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), em 2021, em todo o país, são estimados mais de 625 mil novos casos da doença. O câncer de próstata e o de mama encontram-se em segundo lugar no ranking de incidência da doença, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    Segundo a médica oncologista, Thais Menegazzo Flores, “mudança e o reforço de alguns hábitos podem auxiliar na prevenção da doença.” A fala foi dita em entrevista ao Notícia na Manhã na CBN Joinville. Thais falou sobre a doença, tirou dúvidas e levantou a questão de prevenção.

    Na última década, a incidência de câncer no mundo cresceu 20%. Obesidade, estresse, fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são fatores que elevam os índices da doença.

    Umas das questões importantes que a médica destacou é que todo câncer é genético. Segundo ela, a maior parte dos casos acontece sem ter ligação hereditária.

    - O câncer desenvolvido hereditariamente acontecem apenas de cinco a dez por cento – disse.

    Thaís também mencionou que a pandemia prejudicou o tratamento de muitos casos e principalmente nos diagnósticos.

    - O medo do coronavírus causa uma demora em procurar o auxílio médico. Muitos diagnósticos têm aparecido em fase avançada por esse motivo – destaca.

    Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer

    O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam com o câncer. O câncer é a segunda doença que mais mata as pessoas no Brasil, em especial câncer de pele, e a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de consultar sempre médicos e estar sempre cuidando da saúde.

    O tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.

    Colunistas