Uma megaoperação das polícias Civil e Militar cumpriu 17 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (12) em Gaspar. Cinco suspeitos acabaram presos por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo e munições de calibre permitido. A ação investiga uma organização criminosa que atua na região conhecida como “Marinha”, no bairro Bela Vista, e também no Gaspar Mirim.

Continua depois da publicidade

Nomeada de “Asfixia Marinha”, a megaoperação teve mais de 80 policiais envolvidos. Foram apreendidos celulares, drogas, armas de fogo e munições nas casas onde os mandados foram cumpridos. O delegado Filipe Martins, coordenador do trabalho, afirma que a ação visa desarticular o crime organizado e que as apreensões irão fortalecer as provas que já existem sobre os investigados.

A investigação nasceu de uma análise nos celulares de pessoas presas por tráfico de drogas, o que evidenciou vínculos com outros investigados. O inquérito segue aberto para identificar todos os envolvidos na organização, bem como identificar propriamente a atuação de cada um no esquema.

— Nos últimos meses, a PM já conseguiu realizar 12 prisões na localidade da Marinha, com a retirada de mais de 15 quilos de drogas das ruas, frutos de patrulhamento contínuo e policiamento com foco na preservação da ordem pública — afirma o major Eduardo João Steil, comandante da Companhia de Polícia Militar de Gaspar.

As equipes táticas dos Batalhões de Polícia Militar de Brusque, Blumenau, Itajaí e Navegantes participaram, assim como a equipe do COBRA do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Outras equipes que contribuíram foram da Polícia Civil de Santa Catarina, desde o CORE, COPC, DICs de Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque e delegacias de comarcas de cidades do Médio Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Confira imagens da megaoperação