O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) cumpre, nesta quarta-feira (3), a quinta fase da operação Sodalitas Finis, voltada à desarticulação de uma organização criminosa que atua em cidades de Santa Catarina. A operação foi iniciada em 2023 com foco no combate ao crime organizado na região Oeste do estado.
Continua depois da publicidade
Nesta etapa, os alvos da ação estão localizados nos municípios de Chapecó, Xanxerê, Ponte Serrada, Abelardo Luz e Faxinal dos Guedes, no Oeste do estado, e em Lages e Mafra, na Serra e Norte catarinense.
Estão sendo cumpridos 43 mandados de prisão preventiva e 51 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Xanxerê.
A operação mobiliza um grande contingente de forças de segurança. Participam da ação integrantes das Polícias Militar e Civil, com apoio de unidades especializadas como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, além dos núcleos de operações com cães, apoio aéreo do Saer-Fron, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e a Guarda Municipal de Chapecó.
Ao todo, 315 agentes atuam nas ruas e em unidades prisionais para o cumprimento das ordens judiciais.
Continua depois da publicidade
Desde a primeira fase da Sodalitas Finis — deflagrada em 22 de agosto de 2023, com novas ações em 9 de fevereiro e 10 de abril de 2024, e em 6 de fevereiro de 2025 — 173 pessoas foram presas. Com os novos mandados desta quinta fase, o número total de prisões pode subir para 216.
As etapas anteriores também resultaram na apreensão de armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro e uma expressiva quantidade de entorpecentes, incluindo cocaína, maconha e crack.
A operação segue em andamento.
Leia mais
Oeste de SC entra em alerta vermelho para temporais, vento e até granizo
Aviso sobre blitz em grupo de WhatsApp motiva prisão de homem no Oeste de SC
 
				