Uma premiação internacional concluiu que o melhor queijo do mundo é fabricado em uma pequena cidade de Santa Catarina, no Vale do Itajaí. Dos 1,9 mil produtos avaliados por 300 jurados em São Paulo, o grande vencedor do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos foi o queijo Morro Azul, de Pomerode. Desenvolvido pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes (fundadores da cervejaria Eisenbahn), os catarinenses superaram concorrentes brasileiros e do exterior, levando para casa o reconhecimento e título da premiação.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Enrolado em uma cinta de madeira, o Morro Azul é um queijo de leite de vaca, com casca mofada e massa mole, produzido no Laticínios Pomerode. Notas amanteigadas e lácteas também são predominantes no queijo suave e cremoso. Além disso, é um produto livre de lactose por ela ser eliminada naturalmente na maturação, e não tem adição da enzima lactase.
“Foi um dos dias mais especiais das nossas vidas profissionais! Em uma disputa muito acirrada com o queijo que mais admiramos no mundo, o Gruyère suíço, acabamos vencendo no desempate o prêmio de melhor queijo do mundial. O queijo morro azul tem uma história muito especial para nós. Foi nosso primeiro queijo autoral, com receita criada aqui em Pomerode”, escreveu Juliano Mendes pelas redes sociais.
O queijo de SC eleito o melhor do mundo
Continua depois da publicidade
A premiação, porém, não foi a única nem a primeira conquistada pelo Morro Azul, produzido em Santa Catarina. No ano passado, o produto já havia vencido o 35º “World Cheese Awards”, na Noruega, e foi escolhido como o Melhor Queijo da América Latina.
Sobre o mundial
O 3º Mundial do Queijo do Brasil ocorreu entre os dias 11 e 14 de abril no Teatro B32, na capital paulista. Os jurados se organizavam em mesas espalhadas pelo espaço, sendo que cada uma contava com cerca de 20 produtos que eram avaliados cuidadosamente por dois ou mais especialistas. As notas eram computadas por meio de tablets.
Ao todo, o concurso premiou 598 queijos e produtos lácteos com diferentes medalhas, sendo 99 do prêmio máximo do Super Ouro, 149 de Ouro, 150 de Prata e 200 de Bronze. Os vencedores foram recebidos em um coquetel de premiação no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e do Secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Jovem de SC que encantou mundo da moda com sucesso relâmpago vira “rosto” da Vogue
Gigante dos brinquedos escolhe SC para ser a porta de entrada da Barbie no Brasil