Apaixonada por princesas, a pequena Maria Antônia Leandro Cascaes, de 8 anos, se vestiu como uma para comemorar a conclusão do tratamento de radioterapia contra um sarcoma nessa quarta-feira (22). A menina finalizou 31 sessões no Hospital São José, em Criciúma, no Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ela já tinha feito radioterapia em 2022 e a doença retornou no ano seguinte, sendo necessário retornar ao tratamento. Durante o período, a família, que mora em Tubarão, recebeu apoio da Casa Guido, uma instituição filantrópica que acolhe crianças e adolescentes com câncer.

VÍDEO: Carreta é flagrada na contramão na principal avenida de Criciúma

— Ela ama as princesas, na outra vez, ela era apaixonada pela Ariel, ganhou até uma fantasia de presente da médica. Dessa vez é a Elsa, a Cinderela também. Para nós é uma alegria ver que esse processo tão doloroso da doença se torna mais leve por causa do amor que recebemos aqui. Só recebemos carinho do começo ao fim do tratamento e hoje encerramos com chave de ouro — explica Juliana Leandro Cascaes, mãe de Maria Antônia.

Continua depois da publicidade

Ao fim da última sessão de radioterapia, a pequena tocou o sino e recebeu um certificado de encerramento do tratamento. Maria Antônia ganhou também de presente um livro especial. Agora, o tratamento segue com sessões de quimioterapia.

— Tentamos trazer a magia para dentro do serviço do hospital. A radioterapia, por exemplo, é um serviço frio, com máquinas, aceleradores, as crianças ficam sozinhas na sala, então procuramos trazer humanização para esse momento do tratamento — explica a enfermeira da radioterapia, Larissa Martins.

Veja fotos da celebração do fim da radioterapia

Leia mais

Papa concede título de Basílica Menor a santuário de SC pela primeira vez

Com sede em SC, um dos melhores clubes do Brasil completa 100 anos

Destaques do NSC Total