nsc
hora_de_sc

Arte

Natural de Florianópolis, menina de 12 anos está entre os ilustradores do novo livro de J.K. Rowling

Anita Pereira de Barros foi uma das selecionadas no concurso que escolheu as ilustrações da edição brasileira de "O Ickabog", da autora de "Harry Potter"

12/11/2020 - 12h39

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
O desenho selecionado é uma ilustração de um dos personagens de "O Ickabog", o Rei, feita em guache
O desenho selecionado é uma ilustração de um dos personagens de "O Ickabog", o Rei, feita em guache
(Foto: )

Anita Pereira de Barros, de 12 anos, desenha desde que se entende por gente: fazendo suas criações com diferentes técnicas, como aquarela, guache e carvão, a menina, natural de Florianópolis, pretende ser ilustradora quando crescer - mas não imaginava que, tão cedo, já teria um desenho seu publicado em uma obra de peso: a versão brasileira de O Ickabog, novo livro da escritora J.K. Rowling, autora do fenômeno Harry Potter.

Anunciado em maio, O Ickabog foi disponibilizado gratuitamente online. A partir daí, a escritora promoveu um concurso, incentivando crianças do mundo todo a lerem a obra e criarem ilustrações representando os personagens e sequências da história: os melhores foram selecionados para ilustrar a edição impressa do livro em seus respectivos países. A versão física de O Ickabog chegou às lojas no dia 10 de novembro.

- Eu fiquei sabendo do concurso por meio da irmã de uma vizinha: essa vizinha segue meu Instagram, e mostrou meus desenhos para a irmã dela - conta Anita. - A irmã dela tinha ficado sabendo do concurso, e me avisou. Quando fiquei sabendo, faltavam só quatro dias para o fim das inscrições! Então eu já comecei a ler o livro, e fui desenhando. Fiz onze desenhos no total.

Não é a primeira vez que Anita lê um livro de Rowling: ela está atualmente lendo Harry Potter e o Cálice de Fogo, o quarto volume da série mais famosa da autora. O desenho selecionado é uma ilustração de um dos personagens de O Ickabog, o Rei, feita em guache.

> Feliz aniversário, Harry Potter! Confira os aniversários e signos dos personagens da série

- Eu nem estava esperando ser selecionada, porque vi que mais de mil desenhos tinham sido inscritos. - diz Anita. - Minha avó estava bem positiva, mas minha mãe também me disse para não me animar muito... Eu nunca tinha me inscrito em um concurso, mas já participei de sorteios e nunca tive a sorte de ganhar um.

J.K. Rowling escreveu O Ickabog para suas próprias filhas, há mais de dez anos: a fábula é ambientada em uma terra imaginária, o reino da Cornucópia, que já foi o mais feliz do mundo. Nos pântanos enevoados ao norte, segundo a lenda, vivia o monstruoso Ickabog. Quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças embarcam em uma aventura para desvendar a verdade e trazer a esperança e a felicidade de volta para Cornucópia.

J.K. Rowling escreveu "O Ickabog" para suas próprias filhas, há mais de dez anos
J.K. Rowling escreveu "O Ickabog" para suas próprias filhas, há mais de dez anos
(Foto: )

Com capa dura, a versão brasileira do livro sai pela Rocco e foi ilustrada por 34 crianças de estados como Amazonas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins, além de Santa Catarina. Além de um exemplar de O Ickabog com adesivo com autógrafo da autora, cada vencedor do concurso vai ganhar dois acervos de vinte títulos cada, selecionados pela editora: um para si e outro para doar para uma escola ou biblioteca à sua escolha.

Colunistas