Um menino de 11 anos ficou a pé a oito quilômetros da escola em Blumenau após a bicicleta que usava estragar no caminho. Para piorar, era dia de prova e estava quase dando o horário da aula começar. Uma pessoa viu a cena e decidiu levá-lo para o colégio. Dias depois, Miguel de Andrade Fernandes ganhou uma bike novinha de presente. A história ocorreu no mês passado e veio à tona nesta terça-feira (16).
Continua depois da publicidade
Miguel mora com a mãe e o irmão na Rua Erich Meyer, no bairro Itoupava Central. Ele estuda no colégio público Anita Garibaldi e ia para as aulas de ônibus. Porém, quando Gilkassia Fernandes Francisco perdeu o emprego, ficou difícil colocar crédito no cartão de vale-transporte do filho. A partir daí, o menino começou a fazer o caminho com uma bicicleta usada, que, inclusive, ganhou de um amigo.
— Essa bike que ele usava já foi de um amiguinho dele. Já não estava muito boa, mas, mesmo assim, ele ia para a escola com ela — conta Gilkassia.
Até que, em um dia de novembro a correia arrebentou e deixou Miguel na mão a caminho da escola. O jeito foi seguir o caminho a pé. O vereador Jovino Cardoso estava saindo de um restaurante e viu a bike na margem da rua e o garoto andando. Ao ser abordado, Miguel contou o que tinha acontecido e a necessidade de chegar logo à escola, para a prova. Resultado? Ganhou uma carona.
O parlamentar conta que ficou de doar uma bicicleta dele mesmo para o menino. Mas, em conversa com amigos, veio uma doação. A empresa Free Action, de Blumenau, deu uma bicicleta nova para Miguel e outra para o irmão, Brayan. A entrega aconteceu na semana passada. Desde então, a bike tem sido muito bem cuidada e guardada. Afinal, o garoto a colocou direto no quarto dele.
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (16), quando o vídeo com a história foi compartilhado nas redes sociais, Miguel voltou para casa com outra notícia boa: foi aprovado na escola.
— O Miguel é merecedor. É um menino que todos gostam muito. Não dá trabalho — garante Gilkassia.

