A capital catarinense passa por uma tempestade perfeita para o mercado imobiliário, com maior atratividade de moradores de alto poder aquisitivo, índices de segurança e percepção de qualidade de vida superiores a de outros estados. Em locais como a Grande Florianópolis, o investimento no mercado imobiliário continua sendo uma estratégia sólida e relevante em regiões férteis para investimentos de longo prazo, segundo Cristiano Rabelo, CEO da Prospecta.
Continua depois da publicidade
O especialista tratou do assunto durante o primeiro evento realizado pelo Floripa Invest, iniciativa do grupo Dimas que funciona como um hub dedicado a discutir finanças, economia e o mercado imobiliário. O objetivo do encontro foi promover o desenvolvimento do mercado imobiliário de alto padrão da Grande Florianópolis, trazer experiências exitosas de outros países, além de conhecer e fomentar novas oportunidades em municípios que são destaque nacional na valorização dos imóveis e rentabilidade dos investimentos.
Atratividade do mercado imobiliário da capital impulsiona preços dos imóveis
O aumento anual dos preços de venda de imóveis residenciais na capital atingiu +8,15% em novembro, de acordo com dados do Índice FipeZAP, enquanto a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu +4,48% no mesmo período, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Bairros nobres, como Coqueiros, tiveram valorização ainda mais expressiva, chegando a +19,0%, o que reflete a importância da seletividade na hora de realizar investimentos imobiliários.
A capital catarinense teria, na visão do consultor e especialista no mercado imobiliário, todas as variáveis que permitem essa atratividade, incluindo crescimento no número de pessoas com maior poder aquisitivo, melhor qualidade de vida, atividade econômica pujante e com maior foco da tecnologia, sendo considerada como a Vale do Silício local, o que atrai um público qualificado. Hoje, os diferentes tipos de investidores no mercado imobiliário local procuram valor agregado, levando em consideração liquidez e taxa de retorno acima do seu próprio custo de capital.
— O mercado imobiliário em regiões que têm um aquecimento econômico pujante, que tem um crescimento qualificável de poder aquisitivo, gera valor sobre o investimento proposto. Ou seja, o investidor quer colocar dinheiro num lugar onde ele tenha certeza de que o ganho médio dele no longo prazo vai superar qualquer outra oportunidade de investimento que ele venha a fazer. Em regiões que são cobiçadas pela demanda, as pessoas pagam mais para estar no melhor lugar. Consequentemente, isso gera um retorno maior para aquele investidor.
Continua depois da publicidade
Entender a dinâmica é essencial para encontrar lacunas em um mercado imobiliário mais competitivo
Compor uma carteira diversificada no mercado imobiliário de alto padrão é essencial para o investidor que busca uma estratégia sólida de médio e longo prazo e, para isso, o consultor enxerga ser necessário entender as particularidades de projetos de excelência e as características do verdadeiro protagonista: o comprador.
O papel fundamental do empreendedor seria avaliar a diversificação de nichos familiares, que possuem demandas e comportamento distintos, o que afeta o valor percebido para produtos mais ou menos alinhados não somente em relação ao preço, mas em proposta.
— Hoje a gente fala de residência ao centro, a gente fala de empreendimentos voltados para os jovens, os nômades digitais, a gente fala da classe média, que cada vez mais tem sofrido um pouco em relação à capacidade de consumo, casais sem filhos, os pais de pet, nós temos os pet clubes que renasceram como opção para poder abrigar os novos filhos. Nós temos diversos mercados com diversas necessidades, com diversas capacidades e o empreendedor tem que entender isso.
Dessa forma, as mudanças nas prioridades e as particularidades de um público com alto poder aquisitivo precisam ser levadas em consideração no processo de criação e desenvolvimento de projetos para esse público. Ao entender essa dinâmica, o empreendedor pode encontrar verdadeiras lacunas no mercado e oferecer produtos que atendem aos anseios de um consumidor cada vez mais qualificado e também mais exigente.
Continua depois da publicidade
Formas complementares de investimento no mercado imobiliário
Além de prestar atenção nos diferentes nichos ao investir, ainda que o investimento em imóveis para aluguel residencial ou para estabelecimentos comerciais seja um dos tipos mais conhecidos, são diversas as alternativas de lucrar no mercado imobiliário.
A compra de imóvel para aluguel proporciona maior previsibilidade de renda e oferece uma proteção contra a inflação, mas o investidor precisa estar atento em relação à possibilidade de vacância e inadimplência do locatário, seja ele uma família ou uma empresa. Custos de manutenção e reparos e impostos precisam ser contabilizados.
A compra para revenda, que também segue atrativa no mercado imobiliário da capital catarinense devido à alta valorização dos preços por metro quadrado nos últimos anos, permite alcançar lucros elevados em menor período de tempo, principalmente em regiões mais visadas. A compra de imóveis em estágios iniciais oferece mais riscos, mas também maior potencial de valorização, assim como a aquisição de imóveis a serem reformados e revendidos a um preço superior após melhorias estéticas e estruturais.
Outras opções seguem atrativas no mercado imobiliário local, como a compra de lotes ou terrenos em busca de valorização futura – o que também requer um estudo preciso das áreas com maiores chances de venda. Dessa forma, ao aproveitar o boom imobiliário na capital catarinense, o investidor obtém renda e ganho de capital com origens distintas, conforme alinhamento estratégico com seu perfil de risco.
Continua depois da publicidade

