A Mesa Diretora do Senado determinou em reunião nesta terça-feira a demissão imediata dos parentes de parlamentares empregados na Casa. A decisão, no entanto, não será publicada e não há punição prevista para quem descumprir a orientação. A demissão dos parentes foi ordenada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que acabou com o nepotismo nos três poderes.
Continua depois da publicidade
A discussão chegou à Mesa após o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) afirmar que não demitira os três parentes que trabalham em seu gabinete antes que fosse estipulado um prazo para isso.
Ele argumentou que quando o fim do nepotismo foi decidido no âmbito do poder Judiciário foi dado um prazo de 90 dias para se cumprir a decisão. A Mesa, no entanto, entendeu que a decisão do STF já determina demissões imediatas.
O segundo vice-presidente do Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR), afirmou que caso a demissão não aconteça os casos serão analisados de maneira individual pela Advocacia-geral do Senado.
– A Mesa determina que se cumpra imediatamente a decisão do Supremo. Se surgir alguma dúvida caberá à Advocacia Geral do Senado determinar o procedimento.
Continua depois da publicidade
As informações são do site G1