Com um design arredondado e de cor branca brilhante, o refrigerador Q-300 foi o primeiro produzido no Brasil, em 1947, pela Consul. A história dessa inovação se mistura com a trajetória do Estado de Santa Catarina, especialmente com as cidades de Joinville e Brusque. Atualmente, a marca — gerida pela Whirlpool — tem 75 anos de história e continua atuando com o mesmo propósito: democratizar o acesso à refrigeração, com inovações pensadas exclusivamente para os brasileiros.
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Como nasceu a Consul
Em 1940, o descendente alemão Rudolfo Stutzer e o suíço Guilherme Holderegger firmaram uma parceria movida pela curiosidade. Eles se interessaram pela complexidade do funcionamento de uma geladeira e, depois de muita pesquisa, desenvolveram o primeiro refrigerador movido a querosene fabricado no Brasil.
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A ideia foi desenvolvida em uma oficina de Brusque, que foi aberta com o apoio e incentivo do Cônsul Carlos Renaux. Como forma de agradecimento e homenagem, a dupla nomeou a marca como Indústria da Refrigeração Consul S/A, que iniciou oficialmente em 17 de julho de 1950.
O primeiro endereço da empresa foi em um prédio de 680 metros quadrados no Centro de Joinville. Os funcionários da empresa ainda se referem ao local como “Fábrica 1”, mas atualmente o edifício abriga o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria.
Quatro meses após sua fundação, a Consul realizou a primeira venda de um refrigerador construído em território catarinense.
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Após 44 anos de funcionamento, a Consul se fundiu com a marca Brastemp e Semeraro, criando a companhia Multibrás, controlada pelo grupo Brasmotor. Em 1997, a Whirlpool Corporation adquiriu o controle majoritário da empresa, se destacando como a maior fabricante mundial de eletrodomésticos.
Pioneira da refrigeração, a companhia também foi a responsável pela criação de outras inovações, como o primeiro freezer doméstico e cervejeira do Brasil.
Segundo a Whirlpool, a empresa é focada em desenvolver produtos para atender especialmente os brasileiros, levando em consideração necessidades e dores de todas as regiões.
— As marcas vão se moldando e refletindo aquilo que a sociedade vai evoluindo — afirma o diretor-geral da Whirlpool no Brasil, Gustavo Ambar.
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Essa visão fez com que a marca Consul se tornasse presente em mais da metade dos lares brasileiros.
Whirlpool em Joinville
Apesar de ter operações em países como Estados Unidos, México e Índia, é em Joinville, no Norte de Santa Catarina, que fica a maior fábrica de refrigeradores da Whirlpool. A empresa, detentora das marcas Consul, Brastemp e KitchenAid, produz uma diversa gama de produtos na unidade.
Na cidade desde 1950, apenas em 1971 a Whirlpool se instalou no atual Distrito Industrial. A mudança ocorreu com a construção da Fábrica 2.
Atualmente, a planta joinvilense conta com 6.464 funcionários, sendo 51% homens e 49% mulheres.
Além disso, 60% dos trabalhadores são da região Sul, com grande destaque às pessoas vindas do Paraná. Os outros 40% vêm de todo o Brasil para trabalhar na empresa.
Produção joinvilense
A unidade da maior cidade de Santa Catarina, localizada na Rua Dona Francisca, tem 90% de sua mão de obra dedicada à fabricação de refrigeradores frost free, aparelhos com tecnologia que impede o acúmulo de gelo. Apesar disso, a planta produz todo o tipo de produtos de refrigeração, como frigobar, freezer e cervejeira.
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Os produtos demoram cerca de duas horas para serem produzidos. Porém, um produto mais complexo pode levar até quatro horas para passar por toda a linha de produção. De acordo com a companhia, 90% das peças que compõem os produtos da Whirlpool são feitas internamente.
Como é feito um refrigerador
A estrutura que dá vida a uma geladeira chega na principal linha de produção da Fábrica 2 por um trilho suspenso, que lembra o trajeto feito pelas portas de madeira vistas na animação Monstros S.A.
O principal destaque da produção é uma etapa chamada de “casamento”. Nesse momento, é feito o encontro entre o plástico e o metal. Em seguida, o molde recebe uma injeção de poliuretano, que expande dentro da estrutura e garante o isolamento térmico de um refrigerador.
A companhia afirma que todo o cuidado durante o processo de fabricação é essencial, já que uma geladeira, por exemplo, é responsável por preservar o alimento de diversas famílias em todas as regiões do Brasil.
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Todo o processo se configura com base, principalmente, em duas matérias-primas, o plástico e o metal. Para a parte interna, como prateleiras e nichos, é ainda utilizado o plástico em pó, conhecido como polímero. Ele é processado e moldado para encaixar dentro dos refrigeradores e dar um estilo único a cada modelo. Um exemplo disso é a geladeira CRM56FB, que tem o interior totalmente flexível para a necessidade de cada cliente.
Testes de qualidade
Todos os produtos da Whirlpool são testados no final da linha de produção em uma etapa chamada “carrossel”. Após isso, alguns aparelhos também são selecionados para passar por testes em laboratório.
Os testes finais complementam as análises feitas ainda na fase de protótipos. A planta de Joinville possui mais de 100 postos de testes, como avaliação para saber se o produto suporta o transporte em caminhões, se a embalagem previne qualquer tipo de impacto ou, até mesmo, se os equipamentos se mantêm mesmo em temperaturas abaixo de 10ºC ou acima de 43ºC.
Democratização e aposta na brasilidade
A Whirlpool afirma que tem grande penetração nos lares brasileiros. Anualmente, mais de três mil consumidores são ouvidos em todo o país. Os feedbacks ajudam na construção de uma marca ainda mais conectada com a população.
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As últimas novidades apresentadas pela companhia foram pensadas na brasilidade. A cervejeira, por exemplo, surgiu de um pedido para a criação de um eletrodoméstico que pudesse manter a temperatura ideal para cerveja ficar gelada do jeito que o brasileiro gosta. O aparelho desenvolvido e lançado pela Consul pode manter o ambiente interno em até -4ºC.
Já outra inovação foi sugerida por consumidores do Nordeste, que informaram à Whirlpool que gostariam de saber a melhor forma de higienizar uma rede na máquina de lavar roupas. A empresa, então, criou o ciclo “rede” e comercializa o eletrodoméstico apenas nessa região do Brasil.
De acordo com Gustavo Ambar, as inovações e soluções para democratizar o acesso à refrigeração não abrem mão dos padrões de qualidade estabelecidos pela Whirlpool.
Neste ano, foram 38 produtos Consul lançados e a companhia já planeja os lançamentos do primeiro trimestre de 2026. A expectativa é que, em 2025, a Whirlpool supere o resultado de 2024, quando a empresa registrou uma receita de R$ 12,9 bilhões.
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Ambar ainda revela que a Whirlpool se movimenta para melhorar ainda mais a planta de Joinville. A principal parte do investimento deve passar pela automação das fábricas, com a instalação de robôs, por exemplo, e a flexibilização das linhas de produção.
— Imagina que em cada linha você só faz uma geladeira. Então, o que a gente tem mais investido é na flexibilidade para conseguir produzir um item com menos menos peças e componentes, ou que cada linha consigamos fazer mais de um produto. Isso, indiretamente, aumenta a capacidade produtiva — comenta.





















